FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

COM 111 MILÍMETROS, CHUVA EM JANAÚBA NESTE MÊS É 7 VEZES MAIS DO QUE CHOVEU NOS 5 PRIMEIROS DIAS DE NOVEMBRO DO ANO PASSADO; NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 13 CENTÍMETROS EM NOVEMBRO

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra nesta sexta-feira, dia 5 de novembro de 2021.  

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Esta primeira semana novembro iniciou com chuva nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, situadas na região da Serra Geral, no Norte de Minas. São 111 milímetros de chuva nestes cinco primeiro dia do mês e supera o índice pluviométrico de todo o mês de novembro do ano passado e de 2019.

Somente na madrugada desta sexta-feira, dia 5 de novembro, chuva o correspondente a 21 milímetros. Na madrugada e manhã de ontem foram 8 milímetros e na quarta-feira, dia 3, choveu o correspondente a 73 milímetros nestas duas cidades. Isso implica em dizer que em apenas um dia a cidade de Janaúba absorveu o volume de água pluvial acumulado de todo novembro de 2020, ocasião em que houve o registro de 73,2 milímetros.

Os dados são da estação meteorológica instalada na Epamig, em Nova Porteirinha, a poucos metros da cidade de Janaúba. No dia de Finados, dia 2, choveu o correspondente a 17 milímetros em Janaúba e em Nova Porteirinha, que têm índice pluviométrico acumulado de 111 milímetros neste mês. A chuva neste mês equivale a 7 vezes mais do que choveu nos cinco primeiros dias de novembro do ano passado que teve 14,8 milímetros.

Novembro de 2021 está sendo mais chuvoso do que o penúltimo mês dos últimos dois anos em Janaúba. Os 111 milímetros deste mês superam os 73,2 milímetros de novembro de 2020 e os 60,2 milímetros ocorridos em novembro de 2019. Já em 2018 foram 118 milímetros no penúltimo mês daquele ano.

BARRAGEM

Mais cinco centímetros. Essa foi a cheia na barragem do Bico da Pedra na manhã desta sexta-feira, dia 5 de novembro, numa comparação ao dia anterior que havia registrado o aumento de 4 centímetros no nível de água na represa que acumula uma recarga de 13 centímetros neste mês.

Em relação ao dia 5 de novembro do ano passado, hoje a represa se encontra com 2,76 metros de água a mais. Os dados são do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) que apontam que para a barragem do rio Gorutuba ficar cheia seria preciso uma recarga de 13,58 metros de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS