FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

SUSTENTABILIDADE: PREFEITURA DE JANAÚBA INSTALA PONTOS PARA COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

 


Pilhas, baterias, lâmpadas, computadores, monitores e celulares fazem parte do chamado lixo eletrônico. Esses materiais necessitam de um descarte adequado, afinal, possuem substâncias que podem representar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Visando solucionar esse problema ambiental, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, instalou pela cidade pontos para coleta desses resíduos.

Segundo um estudo do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), 85% dos brasileiros têm em casa algum equipamento eletrônico sem vida útil ocupando as gavetas. São materiais que não devem ser descartados no lixo comum, tampouco na natureza. Essa atitude pode acarretar em problemas ambientais e contaminações.

O que pouca gente sabe é que, descartando adequadamente o lixo eletrônico, o cidadão contribuirá para uma cidade mais sustentável, pois são matérias-primas de grande valor que podem ser reaproveitadas pelas indústrias, evitando que haja uma nova extração na natureza desses materiais de disponibilidade finita. Além disso, é uma solução que vai gerar emprego e renda para vários trabalhadores.

Em Janaúba, os pontos de coleta foram instalados no Mercado, nas duas Garagens Municipais, nos supermercados Bretas e Super Bom e na loja Construjan, e já estão disponíveis para que a população faça o descarte do lixo eletrônico. O material coletado será reciclado seguindo todas as recomendações ambientais. Em parceria com a empresa LAX, será feito o tratamento adequado das lâmpadas, pilhas e baterias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID