FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA RECEBE CURSO INÉDITO DE TANATOPRAXIA, TÉCNICA DE PREPARAR CORPOS PARA VELÓRIO

  • Conservação e estética do corpo do falecido 

  • Qualificação para funcionários de funerárias



Participantes do curso de Tanatopraxia em Janaúba-MG.

 

INÉDITO: Curso de Tanatopraxia é realizado em Janaúba e atrai funcionários de funerárias do Norte de Minas e do estado da Bahia.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A conservação do corpo após o seu falecimento de maneira que tenha uma aparência agradável para seus familiares no momento mais difícil. Essa técnica, denominada de tanatopraxia, estará sendo desenvolvida na região da Serra Geral, no Norte de Minas, após a realização de curso inédito que acontece em Janaúba nesta semana.

De acordo com Carlos Magno Alves dos Reis, Instrutor de Tanatopraxia, a utilização dessa técnica possibilita mais higiene e menos possibilidades de contaminação ou de transmissão de moléstia pelo contato do corpo por amigos ou familiares. Em Janaúba, o curso vem sendo realizado na estrutura da funerária Pax Carvalho e tem atraído funcionários de funerárias de várias cidades do Norte de Minas e até do estado da Bahia.

Luiz de Carvalho, o Luiz Funé, Magno dos Reis, Amanda e Henrique: parceria pela qualificação dos funcionários do serviço funerário da região de Janaúba.


“Com a tanatopraxia a gente consegue reverter muitas coisas na aparência no corpo no velório. Através desse procedimento técnico não há a liberação do necrochorume, ou seja, não agride o lençol freático no cemitério”, explicou Magno ao acrescentar que antes da tanatopraxia é feito o levantamento com relação à causa morte.

Luiz Erney de Carvalho, o Luiz Funé da Pax Carvalho de Janaúba e responsável pelo convite para a realização do curso, entende a importância dessa capacitação como forma em contribuir que o sistema funerário possa desempenhar o serviço de maneira qualificada. Luiz Funé, como é mais conhecido, propôs que o curso fosse extensivo para todas as funerárias do município e região. A iniciativa atraiu os profissionais da Pax Carvalho, de Janaúba, e de funerárias do Norte de Minas, dentre elas de Montezuma, Rio Pardo de Minas, Francisco Sá, e ainda da cidade de Caculé, na Bahia.

Carlos Magno Alves dos Reis, Instrutor de Tanatopraxia.

Na concepção de Henrique Carvalho, da Pax Carvalho de Janaúba, a realização desse curso de tanatopraxia em Janaúba, sendo inédito na região, é uma oportunidade para os profissionais que atuam no sistema funerário adquirem conhecimento e a partir daí poderem aplicar a técnica na preparação do corpo objetivando a melhora na aparência externa relacionada à pele e melhora considerável na congestão facial relacionada ao pós-morte.

Durante o curso ministrado em Janaúba, o instrutor Magno qualificou os funcionários de funerárias do Norte de Minas e do Sudoeste do estado da Bahia sobre a troca do sangue do corpo por um fluido arterial, além de higienizar e maquiar o falecido. Esse fluído arterial, no mercado pode ser encontrado na Tanart (empresa do Paraná que atua no segmento de fabricação e venda de equipamentos e produtos para a tanatopraxia), é colocado numa bomba através da qual é injetado no corpo. O fluído arterial devolve a coloração da pele.

Produtos da Tanart que são utilizados na tanatopraxia.

Outro procedimento adotado no tratamento do corpo é a injeção do fluído cavitário no tórax e na região abdominal para tratar os órgãos internos. Posteriormente, é feita a retirada do fluído cavitário. Há ainda, dependendo da situação, a aplicação de massa reparadora que pode ser usada na reparação facial afetada por acidente.

A tanatopraxia é o procedimento que objetiva retardar o processo de decomposição natural do corpo por meio de higienização, necromaquiagem e aplicação de produtos químicos. Essa ação é feita em clínicas de preparação de cadáveres e vem se tornando serviço básico em funerárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS

FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA E DO SAMU MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: CARMINDA ALVES ERA TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO REGIONAL E ATUOU NA ÁREA DE SAÚDE DA PREFEIITURA DE JANAÚBA

CRIANÇA NÃO RESISTE AO SE AFOGAR EM ÁREA DA MATINHA, EM NOVA PORTEIRINHA