FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

VOLUME DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU QUASE MEIO METRO EM UMA SEMANA

  • De outubro de 2019 até hoje, 6 de março de 2020, a represa gorutubana recebeu recarga de 3,66 metros de água e utilizou 1,55 metro 
  • Com os atuais 14,6% da sua capacidade, volume de água na barragem do Bico da Pedra precisa aumentar em 17,12 metros para ficar cheia 
Foto José Aparecido Mendes
Represa do Bico da Pedra no dia 13 de fevereiro de 2020 quando o nível de água estava com 40 centímetros mais baixo em relação a hoje, dia 6 de março.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A barragem do Bico da Pedra voltou a apresentar aumento em seu volume nesta sexta-feira, dia 6 de março. Foram 13 centímetros a mais em comparação a ontem que teria aumentado em cinco centímetros. Nesta primeira semana de março o nível de água na represa subiu quase meio metro.
O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que desde domingo, 1º de março, até esta sexta-feira, 6, houve o aumento de 42 centímetros na quantidade de água na barragem formada no rio Gorutuba. Já nos seis primeiros dias de março do ano passado teve foi a redução de três centímetros no volume de água na represa que fica em torno de cinco quilômetros das cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.
Com 14,6% da sua capacidade, a barragem gorutubana estaria nesse momento com 73,20 hm3 de água, segundo dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG). Entre ontem e hoje o armazenamento na represa teve o incremento de 1,530 milhão de metros cúbicos de água. Pelos cálculos do DIG, para a barragem de Janaúba e de Nova Porteirinha ficar cheia seria preciso que o seu volume tivesse aumento de 17,12 metros de água ou então recebesse a recarga de 427,00 hm3 ou 427 milhões de metros cúbicos de água.
Nesta sexta-feira, 6 de março, o volume de água na represa do Bico da Pedra estaria com quatro centímetros acima do que havia na mesma data um ano atrás. Desde outubro de 2019 e até hoje, 6 de março, a barragem gorutubana teve uma recarga de 3,66 metros de água e utilizou 1,55 metro de água no mesmo período. Ou seja, há uma recuperação de 2,11 metros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID