FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SOBE MAIS 5 CENTÍMETROS E CHUVA NESTE MÊS CORRESPONDE A 29% DA CHUVA DE MARÇO DO ANO PASSADO EM JANAÚBA E NOVA PORTEIRINHA

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Mais cinco centímetros. Isso é o que aconteceu com o volume de água na barragem do Bico da Pedra na manhã desta quinta-feira, 5 de março, numa comparação ao dia anterior. Com isso, entende-se que o acúmulo de água na represa do rio Gorutuba subiu em 580 mil metros cúbicos representando a alteração da capacidade atual de 14,2% para 14,3%.
Isso implica em dizer que faltam 17,25 metros para o volume de água na barragem atingir o nível de transbordamento. Mas, neste ano já houve a recuperação de 2,28 metros no armazenamento de água na represa do Bico da Pedra que, no mesmo período do ano passado, ou seja, de 1º de janeiro a 5 de março, teve foi diminuição de 33 centímetros.
Com 14,3% da sua capacidade, a barragem gorutubana estaria nesse momento com 71,67 hm3 de água, segundo dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG). Nos últimos cinco meses houve uma recarga (recuperação) de 3,53 metros (três metros e meio) no volume de água na barragem do Bico da pedra. Porém, no mesmo período teve a utilização de 1,55 metro (um metro e meio) do volume.
Numa comparação ao dia 5 de março de 2019, hoje tem 12 centímetros de água a menos. Ontem, dia 4, eram 18 centímetros e no domingo passado, 1º de março, haviam 41 centímetros de água mais baixo em relação ao primeiro dia de março do ano passado.
CHUVA
Na tarde de ontem, quarta-feira, 4 de março, choveu o correspondente a 32,2 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. Desde terça-feira e até o início da manhã desta quinta-feira, 5, a chuva acumulada é de 42 milímetros nestas duas cidades separadas pelo rio Gorutuba.
Os 42 milímetros registrados nesta semana equivalem a 29% dos 144 milímetros de chuva registrados em março do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID