FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 23 CENTÍMETROS NESTA QUARTA-FEIRA E SE ENCONTRA COM 14% DA SUA CAPACIDADE

  • Um ano atrás o volume de água estava com 18 centímetros de água a mais em relação a hoje
  • De outubro do ano passado até hoje a represa teve uma recarga de três metros e meio de água, mas utilizou um metro e meio desse volume 
  • Faltam pouco mais de 17 metros para o nível de água atingir o transbordamento 
Foto José Aparecido
Barragem do Bico da Pedra no dia 13 de fevereiro de 2020, ocasião em que estava com 22 centímetros de água a menos em relação a hoje, dia 4 de março de 2020.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O volume de água na barragem do Bico da Pedra aumentou em 23 centímetros nesta quarta-feira, dia 4 de março, numa comparação ao dia anterior e contribui para uma recuperação considerável no nível de água nessa barragem que fica em torno de cinco quilômetros das cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Conforme levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, entre o dia 1º de janeiro de 2020 e esta quarta-feira, 4 de março, o nível de água na barragem do rio Gorutuba subiu 2,23 metros, enquanto que no ano passado houve a redução de 32 centímetros no mesmo período. No entanto, hoje tem 18 centímetros de água a menos do que no dia 4 de março de 2019.
Com 14,2% da sua capacidade, a barragem gorutubana estaria nesse momento com 71,09 hm3, ou 71 milhões de metros cúbicos, de água segundo dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), órgão que realiza o monitoramento da represa e da distribuição de água para o Projeto Gorutuba, em Nova Porteirinha.
Em pouco mais de cinco meses, quer dizer, de outubro de 2019 até hoje, 3 de março, houve uma recarga (recuperação) de 3,48 metros (quase três metros e meio) no volume de água na barragem do Bico da pedra. Porém, no mesmo período teve a utilização de 1,55 metro (um metro e meio) do volume. Para a represa ficar cheia seria necessário o seu volume aumentar em 17,30 metros e, assim, ocorrer o trasbordamento pelo vertedouro como foi em fevereiro de 2007, treze anos atrás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID