FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE JANAÚBA E CENTRO UNIVERSITÁRIO ICESP OFERECEM PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Imagem
Pós-graduação 100% % on-line em Administração Escolar. Venha promover efetivamente a melhoria da qualidade da educação. Matrículas abertas até o dia 29/05 (29 de maio) e mensalidade que cabem no seu bolso 12 parcelas de R$ 149,90. Não perca a oportunidade de se especializar e comece a estudar agora mesmo. As aulas se iniciam no dia 06/06/2022 (06 de junho). Matricule-se já! Alguma dúvida? Você pode entrar em contato pelo Whatsapp ou pelo Telefone Celular 61 98613-9804 Fixo 61 3046-9700

HOJE COMPLETAM 13 ANOS QUE A BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TRANSBORDOU PELA ÚLTIMA VEZ

  • Há 13 anos sem encher, represa que abastece Janaúba e Nova Porteirinha está em situação crítica: perdeu 17 metros e meio de água 
Fotos Oliveira Júnior
Última vez que a barragem, que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, transbordou: jorrou água pelo vertedouro com lâmina de água acima dos 80 centímetros.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nesta sexta-feira completam 13 anos que a barragem do Bico da Pedra ficou e transbordou pelo vertedouro. Isso foi no final do dia 14 de fevereiro de 2007, conforme arquivo do site do jornalista Oliveira Júnior. Hoje, 14 de fevereiro de 2020, a situação é bem diferente tendo a represa do rio Gorutuba com 12% da sua capacidade de armazenamento de água, enquanto que 13 anos atrás sobrou água.
Além de encher o reservatório, ou seja, ficar com 100% da sua capacidade, o volume de água na barragem do Bico da Pedra excedeu em quase um metro. A água passou pelo vertedouro (muitos citam “sangradouro”) com 85 centímetros acima do nível do vertedouro.
Foi uma cena que chamou a atenção da população. Uns foram rever o fenômeno do transbordamento. Outros, viram pela primeira vez a represa gorutubana jorrar água naturalmente pelo vertedouro, quer dizer, atingir a sua capacidade e ainda liberar água para a perenização do rio Gorutuba.
Mas, hoje a situação é preocupante. Uma vez que a barragem atingiu um dos mais baixos volumes desde quando entrou em funcionamento no final de 1978. De acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro de 2020, o volume de água se encontra com 17,54 metros abaixo do nível de transbordamento. É dessa barragem que a Copasa capta água para abastecer as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha e ainda todas as comunidades do Projeto Gorutuba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR