FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

MABEL, MINHA ETERNA PROFESSORA: ENSINAMENTO, CIDADANIA E O ADEUS

Mabel Cardoso de Menezes: Professora em Janaúba.

Ao amanhecer nessa sexta-feira, dia 5 de julho de 2019, recebi um telefonema. Do outro lado da ligação telefônica a informação de que a educadora Mabel Cardoso de Menezes não resistiu à enfermidade e partiu eternamente na madrugada desse dia. Lamentável! Triste em saber que a minha eterna professora partiu eternamente. Na semana já era do meu conhecimento que a mestra Mabel não se encontrava bem e vinha sendo submetida à observação médica. Entretanto, ontem, 5, ela encerrou a sua missão cá entre nós. A comunidade escolar de Janaúba e da região chora pela morte de Mabel, filha do saudoso João Batista de Menezes, o qual era tratado por nós como “seu Mário” – alfaiate e Juiz de Paz. Tive o privilégio de conviver com ele.
Aliás, ainda flutua na minha memória as várias vezes que o “seu Mário”, acompanhado da filha Mabel, nos honravam em visitar e colocar a prosa em dia com o meu pai lá em casa. Grandes e eternos amigos.
Sempre fiz e farei questão de mencionar que a educadora Mabel Menezes foi fundamental no meu aprendizado. Ela foi professora de Língua Portuguesa da minha turma da 5ª e 6ª séries do 1º Grau (hoje, Ensino Fundamental), no Colégio Estadual EEMAA, em Janaúba, nos idos 70, mais precisamente em 1979 e 80. Uma educadora séria e exigente, sim, temida por nós, os alunos. Não tinha moleza. Imagino que o jeito adotado por ela seria para que a gente, seus aprendizes, tivesse comprometimento com as atividades escolares. Mas, somos hoje gratos aos ensinamentos que ela, Mabel, nos proporcionou. Foi uma lição de vida. Ganhamos no conhecimento e na formação de cidadania.
Hoje, despedimos eternamente da Mabel Cardoso de Menezes...mas, fica entre nós, um valioso tesouro composto de conhecimentos conquistados e transmitidos por essa profissional que muito, muito mesmo, contribuiu com a Educação e com a comunidade. Pessoa simples e de atitude discreta, Mabel é uma grande e memorável referência no ensino.
Muito obrigado, minha Mestra Mabel!
Grato por ter sido seu aluno.

Oliveira Júnior
Jornalista

Comentários

Oliveira Júnior,

Faço minha suas palavras. Também tive o privilégio de ser aluno de Mabel, e posteriormente de ser seu amigo pessoal. Uma perda enorme para a comunidade de Janaúba. Que descanse em paz, tendo a certeza que combateu o bom combate, enquanto por aqui esteve.

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID