FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

ALUNOS VÃO À CÂMARA CONHECER SOBRE A ATUAÇÃO DOS VEREADORES DE PORTEIRINHA

Fotos divulgação
Alunos da Escola Estadual João Alcântara visitam a Câmara de Vereadores de Porteirinha.

PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Vereador por um dia. Essa foi a sensação vivenciada pelos alunos da Escola Estadual João Alcântara durante visita à Câmara Municipal de Porteirinha. No dia 27 de junho eles foram as estruturas do poder legislativo local e como é a atuação dos 13 vereadores que representam este município.
Coube ao vereador Jhonnattah Jhoseffer Alexandre Silva recepcionar as duas turmas de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Na chegada a curiosidade tomava conta dos adolescentes. A maioria deles não conhecia a casa legislativa tanto no aspecto estrutural quanto funcional. Mas, aos poucos foram absorvendo o conhecimento e até se descontraíram em literalmente assumirem as vagas de vereadores.
Fotos divulgação
Em plenário, o vereador Jhonnattah Jhoseffer explicou sobre a função do legislativo aos alunos, estes se tornaram vereadores por um dia.

A ida dos alunos da Escola Estadual João Alcântara, situada no centro da cidade, fez parte do Projeto Escola na Câmara. Nesse dia estiveram por lá os estudantes do 5º ano Verde, coordenados pela professora Graciene, e do 5º ano Azul, sob o comando da professora Gardênia.
O vereador Jhonnattah Jhoseffer e a equipe técnica da Câmara de Porteirinha explicaram aos estudantes sobre a função do vereador no legislativo e na comunidade; o que significa projeto de lei apresentado pelos vereadores (legislativo) ou pelo prefeito (executivo), sendo que após a aprovação em plenário/reunião dos vereadores o projeto de lei é encaminhado para a sanção (confirmação) do prefeito e a partir daí é transformado em lei.
Fotos divulgação
Vereador Jhonnattah Jhoseffer com os alunos da Escola Estadual João Alcântara que visitavam a Câmara Municipal de Porteirinha.

Ainda na visita à Câmara Municipal de Porteirinha, os alunos foram informados sobre o significado de ofício, requerimentos e indicações de necessidades, que são as manifestações documentadas e apresentadas pelos vereadores a pedido dos moradores para que o prefeito e toda a estrutura da prefeitura viabilizem a sua execução, caso de pavimentação e limpeza de rua, construção ou reforma de escola, posto de saúde e praça, dentre outras reivindicações.
“Os nossos alunos retornaram encantados com o aprendizado”, mencionou a educadora Léssia Martins, diretora da Escola Estadual João Alcântara. Ela agradeceu ao vereador Jhonnattah Jhoseffer pela transmissão do saber e da importância do exercício da democracia.
A participação dos alunos do 5º ano no Projeto Escola na Câmara se deu através do empenho da diretora Léssia Martins e das educadoras Martinez, Glória, Graciene, Gardênia e Vanisse, todas da Escola Estadual João Alcântara, na parceria com a Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID