FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE GETÚLIO MARTINS, EX-VEREADOR E SUBPREFEITO DO DISTRITO DE VILA NOVA DOS POÇÕES

Foto álbum de família
Getúlio Martins da Silva, ex-vereador por Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O agricultor e ex-vereador Getúlio Martins da Silva não resistiu à enfermidade e faleceu aos 68 anos de idade na madrugada deste sábado, dia 30 de março. Ele estava internado na Santa Casa, em Montes Claros. Janaubense ou gorutubano, como alguns o definia, Getúlio Martins nasceu no dia 15 de novembro de 1950.
Foi vereador em Janaúba por três mandatos e gostava da política. Líder nato do distrito de Vila Nova dos Poções, onde mantinha residência, Getúlio sempre estava disposto em representar e conquistar benefícios para Janaúba, sobretudo para as comunidades na região da Vila Nova dos Poções. Tamanha era o jeito guerreiro do agricultor por aquela localidade que parte do nome do distrito literalmente incorporou ao nome dele, ou seja, era chamado de Getúlio da Vila.
Por muitos anos Getúlio era para os moradores o grande líder e, às vezes, não somente vereador, mas também o prefeito. Aliás, de fato esse agricultor janaubense se tornou prefeito. Na verdade, foi subprefeito da Vila Nova dos Poções, função essa que consta na Lei Orgânica Municipal promulgada em 20 de abril de 1990 e da qual Getúlio Martins foi um dos 15 vereadores constituintes.
Getúlio Martins deixa um legado de liderança comunitária, representatividade municipal e de contribuição com o desenvolvimento de Janaúba. Ele nasceu justamente quando Janaúba estava prestes para completar o segundo ano de emancipação. A agricultura era uma das paixões dele e através da qual proseava com os colegas produtores e a comunidade. Mesmo com jeito simples, ele não desanimava. Sempre reivindicava e conseguia a atenção para a zona rural.
Foi eleito vereador em 1982 sendo um dos mais votados. Exerceu o mandato de 1983 a 88 – o tempo de vereança era de 6 anos –  período em que Joaquim Maurício de Azevedo Bahia era prefeito e com que sempre se encontrava, principalmente no distrito de Vila Nova dos Poções. Getúlio foi reeleito vereador em 1988 e cumpriu os quatro anos de mandato até o final de 1992.
Ele tinha ampla chance de uma nova eleição para a Câmara Municipal, mas decidiu com os amigos almejar algo mais na política local. Foi candidato a vice-prefeito em 1992. Não teve êxito, mas comprovou a sua liderança no distrito de Vila Nova dos Poções, por onde passa o rio Gorutuba e há um local muito visitado pelos janaubenses e visitantes que recebeu o nome de “Ilha do Getúlio”.
Na eleição de 92 Getúlio deu uma pausa na representatividade na Câmara e se viu a liderança distrital ameaçada diante da eleição de Marluce Siqueira, a Marluce Enfermeira, para vereadora e a mesma era da base da nova gestão administrativa. Mesmo assim, o Getúlio se manteve o eterno representante da Vila, ainda mais que o seu irmão Péricles Martins da Silva teria sido eleito vereador, mesmo não tendo muita penetração no eleitorado do distrito.
O insucesso na eleição majoritária da qual era candidato a vice não desanimou Getúlio Martins. Seguiu em frente nas atividades agrícolas e também em atenção à população. Foi eleito para vereador em 2000 e exerceu o terceiro mandato entre 2001 e 2004, período em que também se afastou por algum tempo do legislativo para assumir a secretaria de governo/chefia de gabinete do prefeito Ivonei Abade.
Getúlio não conseguiu a reeleição em 2004, mas ano seguinte foi convidado e assumiu a função de subprefeito para o distrito de Vila Nova dos Poções. Não durou por muito tempo diante da falta de estruturação nesse setor, mas foi o interlocutor entre a comunidade e o executivo, conseguindo atender a demanda dos moradores.
Mesmo com a saúde um pouco comprometida, o Getúlio da Vila não desanimava e se candidatou a vereador em 2008, 2012 e 2016, mesmo sabendo que o distrito passou a ter outro líder, o atual vereador João Pereira da Silva, o João da Ambulância, que está em terceiro mandato na Câmara, onde hoje o vereador Ramon Araújo, sobrinho de Getúlio, exerce mandato.
O corpo do agricultor, ex-vereador e ex-subprefeito Getúlio Martins da Silva será velado no plenário da Câmara Municipal de Janaúba em horário ainda a ser definido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS