FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNASA LEVARÁ TECNOLOGIA DE ÁGUA POTÁVEL PARA 10 MUNICÍPIOS

Bocaiúva, Francisco Sá, Jaíba, Januária, Manga, Matias Cardoso, Monte Azul, Pedras de Maria da Cruz, São João da Ponte e Varzelândia


MONTES CLAROS (por Girleno Alencar) – As comunidades quilombolas, indígenas e sem terras dos municípios de Bocaiúva, Francisco Sá, Jaíba, Januária, Manga, Matias Cardoso, Monte Azul, Pedras de Maria da Cruz, São João da Ponte e Varzelândia serão atendidas no projeto “Salta-Z”, da Fundação Nacional de Saúde e que busca assegurar água potável para a população.
O projeto foi discutido nessa terça-feira, 21 de agosto, com os gestores municipais, em Montes Claros, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A Funasa estará liberando R$17 mil para a montagem de cada sistema simplificado de abastecimento de água. O diretor técnico da Amams, Raphael de Castro Mota, pediu a ampliação do benefício para os 86 municípios do Norte de Minas.
Hoje o evento prossegue, com a discussão dos convênios da Funasa. A superintendente estadual da Funasa, Edicleusa Veloso explicou aos participantes do evento que serão aplicados R$1 bilhão para atender toda Minas Gerais.
Porém, no Norte de Minas, foram selecionados esses municípios, depois de realizado diagnóstico. Ela tranquilizou os gestores municipais, salientando que o órgão tem acelerado a apreciação e análise dos projetos que são feitos a partir de convênios, pois entende a importância do benefício chegar às comunidades.
O diretor da Amams, Raphael de Castro, mostrou-lhe que tem uma expectativa dos prefeitos com esses convênios que estão em processo de análise. Desde o ano passado que a Funasa montou na sua sede em Montes Claros um sistema do Salta-Z, a partir de tecnologia desenvolvida em Santa Catarina e isso ficou à disposição dos municípios.
Jaime Costa Silva, chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa em Minas Gerais, mostrou que a licitação para a compra dos equipamentos já foi realizada e agora está em processo de produção para ser repassada aos municípios. Ele afirma que por causa das eleições desse ano, o benefício não será liberado em 2018, mas a Funasa decidiu promover essa capacitação para antecipar as etapas.
Na comunidade quilombola de Poções, em Francisco Sá, o engenheiro Reinaldo Quadros citou que foi montado o Salta Z, com sucesso, pois ajudou a melhorar a qualidade da água. Porém, existe um problema é com a turbidez da água. A Funasa constatou que ela apresenta indicadores com nível 600, quando o recomendável é de 100. Isso está sendo estudado. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR