Foto Oliveira Júnior
Lançamento do Plano de Ações de Segurança (PAS) para a região de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um 9 de março atípico de outros dias. Isso é o que a população de Janaúba presencia na noite desta sexta-feira com a junção da Polícia Civil e da Polícia Militar. É que nesta data foi lançado e colocado em prática o Plano de Ações de Segurança (PAS) objetivando a redução da criminalidade no município de Janaúba e nos demais 14 municípios da região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Foto Oliveira Júnior
Junção dos policiais militares e civis para execução do PAS.
O Plano de Ações de Segurança é realizado conjuntamente pela 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Janaúba e pelo 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba e abrange a 54ª ACISP – Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública – com atividades integradas para a prevenção e repressão, contando com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Foto Oliveira Júnior
Policiais civis e militares ocuparão o mesmo veículo nas atividades do Plano de Ações de Segurança.
O delegado regional José Frederico Barbosa informou que o plano será executado por meio do projeto “Policiamento Integrado” nos 15 municípios, 19 distritos e 305 povoados na região da Serra Geral de Minas. O major Klevson Pires Martins ressalta que além da zona urbana e zona rural, o plano também irá abranger as rodovias dessa região.
O foco dessas ações visa, sobretudo, o combate ai tráfico ilícito de drogas, furtos e roubos, apreensão de armas, receptação de produtos furtados, redução do número de homicídios, cumprimento de mandados judiciais de prisão, busca e apreensão e de acautelamento de menores infratores.
Foto Oliveira Júnior
Nos próximos meses, em algumas atividades, os carros da polícia terão PM e PC juntos nos municípios da região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Em princípio, esse PAS terá vigência até o final de 2012. “No primeiro momento vamos atuar conjuntamente até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo o prazo ser prorrogado”, citou o delegado José Frederico sendo endossado pelo major Klevson. “Estas ações são necessárias e importantes para que a população realmente possa constatar a presença da polícia nas ruas, realizando trabalhos de prevenção e de repressão, para inibir a criminalidade e proteger a incolumidade física e o patrimônio das pessoas”, expressaram as duas autoridades policiais em nota à imprensa.
Foto Oliveira Júnior
Delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar terão atribuições conjuntas em algumas ações nos 15 municípios da região de Janaúba.
O Plano de Ações de Segurança da região da Serra Geral de Minas estabelece ainda blitze em bares e casas de show, postos de combustíveis, hotéis, motéis e pensões, objetivando principalmente constatar a presença irregular de menores de idade e pessoas suspeitas nesses estabelecimentos e se os mesmos possuem alvará de funcionamento. As atividades do PAS serão desenvolvidas em dias e horários indefinidos, tanto em Janaúba quanto nos demais municípios da região da Serra Geral de Minas.
Comentários
JA A DUAS DECADAS NAO SE VE FALAR EM UNIAO ENTRE AS POLICIAS E ISTO VAI ACONTECER EM JANAUBA.SERIA MUITO BOM SE FOSSE VERDADE E QUERO QUE DE CERTO, MAS; ANTES TEM QUE PASSAR A CIVIL NA PENEIRA, POIS; TEM GENTE QUE NAO MERECE OCUPAR O CARGO QUE OCUPA E A SOCIEDADE SABE BEM ISTO.CELSO ANDRADE