Foto Paulo & Galego
Simone Almeida, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Foi realizada no dia 11 de novembro a II Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Nova Porteirinha. Jovens, entre crianças e adolescentes, familiares, professores e lideranças participaram dessa conferência em que foram debatidas as diretrizes para a política pública em defesa das crianças e dos adolescentes.
Ana Cláudia Cruz, secretária de Assistência Social do município de Nova Porteirinha, falou sobre a responsabilidade da sociedade em fazer valer os direitos dos adolescentes e das crianças. De acordo com Cláudia Cruz, levantamento realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Nova Porteirinha, com apoio do banco Santander, detectou o problema que aflige a população infantil e juvenil deste município: envolvimento com drogas, violência e prostituição.
Foto Paulo & Galego
Jovens na conferência em Nova Porteirinha sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.
Com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes”, a conferência teve a participação de crianças e jovens, assim como representantes dos segmentos da sociedade de Nova Porteirinha, em que foram apontadas as necessidades de cada comunidade com relação às políticas públicas de atendimento infanil-juvenil.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Simone Almeida, a conferência reforçou a importância da aplicação de políticas públicas para crianças e adolescentes em Nova Porteirinha. “O nosso propósito é, juntamente com a população, diagnosticar as situações e colocar em práticas medidas que tenham soluções como forma de assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes”, comentou Simone.
Foto Paulo & Galego
Alunas do antigo Peti se apresentam durante a II Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Nova Porteirinha.
A conferência contou com a participação da presidente da Câmara de Nova Porteirinha, vereadora Joélia Barbosa, do sociólogo Vanilson Almeida, representantes das igrejas católica e evangélicas, do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), do Conselho Tutelar deste município, secretários e assessores da Prefeitura de Nova Porteirinha, professores e alunos das escolas de Nova Porteirinha.
A conferência contou também com a participação ativa das crianças e adolescentes nas discussões dos grupos temáticos, proporcionando trocas de experiências positivas entre os participantes e os técnicos, resultando em importantes deliberações.
Comentários