“Quando houver determinação e vontade de trabalho coletivo visando a melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, não poupará esforços para estar presente nessa parceria”. Foi o que disse o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, durante a assinatura de um termo de doação de equipamentos e materiais necessários ao abastecimento de água para a comunidade rural denominada Hortaliças, no município de Jaíba.
Foto Ascom/Codevasf
Superintendente Dimas Rodrigues, a líder comunitária Kely Cristina Santos e dirigentes da Codevasf.
Com a montagem desses equipamentos em poço tubular já perfurado, segundo a presidente da Associação das Produtoras de Hortaliças Orgânicas do município de Jaíba, Kely Cristina dos Santos, será possível, não só aumentar a área plantada pelas 13 famílias associadas, como também oferecer água de melhor qualidade para consumo humano às mais de quarenta famílias que vivem na comunidade de Hortaliças, em torno do pequeno projeto de agricultura familiar.
Iniciado há mais de vinte anos em área na beira do rio Verde Grande, por lavadeiras daquela localidade, o cultivo de hortaliças orgânicas ganhou maiores proporções quando esse grupo formado por 13 mulheres, resolveu adquirir uma área de sequeiro de três hectares, à aproximadamente um quilômetro do centro comercial da cidade de Jaíba, e dar continuidade ao trabalho de produção de hortaliças orgânicas.
Hoje, segundo relato de Kely Cristina, esse trabalho, além de garantir o sustento familiar dos participantes da associação comunitária que dirige, ainda dá emprego à muitos jovens, que, após o horário de aula, se transformam em vendedores pelas ruas de Jaíba, do que é produzido pela associação. “É mais uma forma de tirar muito jovens da rua, dando-lhe oportunidade de também ajudar no acréscimo da renda familiar”, afirma a presidente comunitária.
Durante o encontro, Dimas Rodrigues prometeu agilizar outras ações dessa natureza na região norte mineira. O dirigente da Codevasf acredita que ações como essa, que podem ser desenvolvidas com pequeno investimento financeiro mas de grande alcance social, possam servir de exemplo para outras comunidades rurais, e a Codevasf tudo fará para divulgar e apoiar ações de sucesso como essa, afirmou o superintendente. (Fonte: Ascom/Codevasf)
Comentários