CODEVASF E SENAI REALIZARÃO CURSO DE ELETRICIDADE PREDIAL EM JAÍBA
JAÍBA (por Waldemiro Miranda) – Durante solenidade ocorrida nesta semana, em Jaíba, o superintendente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, assinou um termo de cooperação técnica educacional com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para realização de um curso de eletricidade predial para jovens do Projeto Amanhã em situação de vulnerabilidade social.
Nesse mesmo evento, que aconteceu na unidade operacional do centro integrado Sesi/Senai de Jaiba, foi realizada a aula inaugural para capacitação dos primeiros 20 jovens em eletricidade predial.
O superintendente Dimas Rodrigues, em seu pronunciamento de cumprimento aos alunos do curso, disse que só na região do Norte de Minas, a Codevasf, por intermédio do Projeto Amanhã, já capacitou mais de seis mil jovens com idades entre 14 à 26 anos, através de cursos profissionalizantes nas áreas de informática, piscicultura, artesanato, viveirista, apicultura, corte e costura, horticultura, serigrafia, fruticultura e outras atividades rurais realizadas em mais de trinta municípios e, agora, faz parte desta lista o curso de elétrica predial.
Para o dirigente federal, a Codevasf não só capacita, como também tem oferecido à esses jovens, condições técnicas e sociais para o seu ingresso no mercado de trabalho com mão de obra qualificada.
De acordo com Fernando Britto, chefe da Codevasf em Minas, que também participou dessa solenidade em Jaíba, o Projeto Amanhã tem recebido todo o empenho e dedicação do corpo técnico da Companhia, que, aliados ao comprometimento solidário de parceiros, como no caso do Sesi/Senai e da Emater-MG, tem ido em busca de melhores dias para a nossa juventude rural. Fernando Brito fez questão de frisar o necessário e determinante apoio de outros órgão como parceiros nesse programa social que o Governo Federal, por intermédio da Codevasf, executa no vale do rio São Francisco.
Segundo Welliton José Davi, gerente da unidade operacional do centro integrado Sesi/Senai de Jaíba, a Codevasf, desde o primeiro momento em que o Sesi/Senai resolveu instalar uma unidade de trabalho na região do Jaíba, sempre se apresentou como parceira em todas as ações de desenvolvimento sustentávelnaquela região.
O curso de elétrica predial, que deverá ser concluído no final do próximo mês de junho, deverá ser ampliado para o segmento de elétrica industrial aproveitando essa mesma turma de 20 alunos que iniciou o treinamento no último dia 01º de fevereiro. Dessa forma, de acordo com Ivan Alves, gerente da Emater-MG em Jaiba, esse curso vem resolver o problema de falta de mão de obra especializada para atendimento à região do Jaíba, especificamente no Perímetro de Irrigação Jaíba. Todos os participantes desse curso de elétrica, quando capacitados, já tem local de trabalho garantido nas agroindústrias do Perímetro Jaíba, foi o afirmou o dirigente da Emater-MG.
Comentários