Foto Oliveira Júnior
Reunião de apresentação dos resultados das ações conjuntas das polícias civis e militares na região da Serra Geral de Minas.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O ICV – Índice de Crimes Violentos – na região da Serra Geral de Minas diminuiu nos últimos meses e isso demonstração sensação de segurança entre a população. Pelo menos essa foi a síntese da reunião realizada pela 11ª região Integrada de Segurança Pública (Risp), na manhã de quinta-feira, dia 9, em Nova Porteirinha.
Os comandos norte-mineiros da Polícia Militar e da Polícia Civil estiveram reunidos com a representante da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a mediadora Maiara de Abreu, e representantes dos segmentos sociais e políticos de Janaúba, Nova Porteirinha e Pai Pedro para analisar as ações da 54ª Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisp) à qual Janaúba e a região da Serra Geral pertencem.
O comandante da 11ª Região de Polícia Militar (11ª RPM), Coronel Franklin de Paula Silveira, avaliou como excelentes os resultados obtidos pela 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Janaúba, pelo 51º Batalhão de Polícia Militar de Janaúba, juntamente com o 3º Pelotão de Corpos de Bombeiros de Janaúba e o 2º Pelotão Militar de Policiamento Rodoviário e Meio Ambiente, também de Janaúba, que cumpriram as cinco metas estabelecidas pelo governo quanto à segurança pública.
Coronel Franklin destaca a redução do ICV na região da Serra Geral, aumentando assim a sensação de segurança. Quanto à integração da PM e PC em Minas Gerais, através da Risp, o comandante regional da Polícia Militar cita que isso é uma ação governamental, comandada pela Seds, exemplar no Brasil.
O prefeito de Nova Porteirinha, Wilmar Soares, enalteceu a ação policial unificada que, por si só, favorece ao bem-estar da comunidade. Wilmar elogiou a atuação da Polícia Militar, através da Patrulha Rural, que tem proporcionado tranqüilidade para os produtores rurais. Para o bancário Divino Espírito Santo, a elaboração e execução de ações conjuntas da PM e da PC são boas para todos e diminui a criminalidade. O prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes, se diz encantado com o sistema de defesa social implantado em Minas Gerais. “Quando trazemos o povo para as discussões, o erro tona-se menor”, explicou o prefeito que é Delegado de Polícia Civil licenciado.
O Superintendente Regional de Polícia Civil, Delegado Aluizio Mesquita, disse que o cumprimento das metas tem sido possível graças ao empenho de cada policial e também ao apoio do governo e da participação dos segmentos da sociedade. Mesquita destacou o trabalho da PC da região de Janaúba na apuração de crimes. “De 10 inquéritos a cargos da Polícia Civil, todos tiveram a autoria identificada e, até o momento, sete foram presos”, comentou o delegado ao acrescentar que antes de finalizar o último bimestre de 2010, a Polícia Militar superou a meta de apreensão de 54 armas.
MAIS POLICIAIS
O comandante da 11ª RPM, Coronel Franklin Silveira, anunciou que no princípio de 2011 o 51º Batalhão de Polícia Militar de Janaúba receberá mais policiais, sendo um tenente e 10 sargentos (podendo passar para 14), e que a partir de abril novos soldados deverão encaminhados para a região da Serra Geral de Minas.
O superintendente regional da Polícia Civil, Delegado Aluizio Mesquita, anunciou que o governo do Estado deverá realizar em 2011 um novo concurso público na área da Polícia Civil para as funções de delegado, perito e escrivão. Ainda não tem data definida sobre esse concurso.
Comentários