FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

AGROPECUÁRIA

MATA SECA - MOBILIZAÇÃO TOTAL DURANTE ENCONTRO EM MONTES CLAROS

MONTES CLAROS (por Ricardo Guimarães) – Lideranças rurais, produtores e políticos da região voltaram a pedir na segunda-feira, dia 30, na Sociedade Rural de Montes Claros, medidas para contornar a situação provocada pelo decreto 6660 de 2008, que regulamenta a lei federal 11.428 de 2006, que coloca áreas da Mata Seca do Norte de Minas como sendo Mata Atlântica, aumentando as restrições para o uso das terras e dificultando a aprovação de projetos nesses locais.
O impasse ganhou ainda mais destaque com o não cumprimento da lei estadual da Mata Seca nº 17.353, de 2008 (assinada por Aécio Neves), que melhora as condições para a exploração da Mata Seca na região, mas que não vem sendo praticada.
SITUAÇÃO
O encontro em Montes Claros teve grande participação de produtores rurais de vários municípios da região, que assistiram a um vídeo e a uma apresentação do diretor da Sociedade Rural de Montes Claros, João Gustavo. Ele demonstrou dados e números relevantes as perdas que a região tem passado em decorrência do decreto federal e do não cumprimento da lei estadual 17.353.
“Nós já passamos por muitos impedimentos, o último deles com o decreto federal 6660. E quando pensamos que tínhamos ganhado com a lei estadual e o acordo que o governo selou com os produtores, os projetos não foram mais aprovados pelos órgãos competentes.” “Viramos, de uma hora para outra, desmatadores,” completa Gustavo.
PERDAS
Ainda segundo João Gustavo, o impasse atrasa o desenvolvimento do Norte de Minas, colocando a região como sendo reserva legal para o restante do estado, não autorizando os desmates da Mata Seca para a produção. “A situação está muito difícil. O IEF (Instituto Estadual de Florestas) não liberou licenças para podermos explorar as terras e produzir. Tinham liberado 10 hectares, a licença venceu e agora não renovaram e nem nos deram nenhum parecer sobre a situação. Com o pouco que dá, estamos sobrevivendo com a venda do leite,” fala o produtor José dos Santos, de Jacaré Grande (distrito de Janaúba), um assentamento composto por 200 famílias.
Segundo o gerente regional da Emater, Ricardo Peres Demicheli, são cerca de 40 mil propriedades na Mata Seca, que com o decreto estão impossibilitados de trabalhar. Ricardo afirma que a situação é contornável, desde que medidas sejam tomadas. Para ele o não cumprimento da lei estadual 17.353, impossibilitando a obtenção das licenças, “tira das mãos dos produtores a sua forma de sobrevivência”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA

FALECE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE JANAÚBA E RADIALISTA WALBER DE OLIVEIRA, FILHO DA SAUDOSA MAURA E DO SAUDOSO GENTIL LOPES, DA COOPERATIVA