FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

COMUNICAÇÃO

DIPLOMA PARA SER JORNALISTA É DAR QUALIDADE DE INFORMAÇÃO

Publicado em 11/07/2008 pelo(a) wiki repórter Paulo Augusto Sebin, Londrina-PR


O debate sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista no Brasil está de volta.
De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas, a FENAJ, há mais de 40 anos que existe curso de jornalismo no país. Mesmo assim, o Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista. Isso eliminaria um dos princípios da profissão jornalística: a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício.
O jornalista Rogério Christofoletti lembra que houve um episódio jurídico em outubro de 2001, quando a juíza federal Carla Abrantkoski Rister concedeu liminar a uma ação civil pública, desobrigando qualquer cidadão de portar diploma de nível superior na área para conseguir seu registro profissional de jornalista. Toda essa discussão teve vários capítulos, muitas brigas judiciais.
Como em qualquer profissão, para se ter qualidade no setor é necessário estudo técnico, teórico e prático. Vamos partir do pressuposto de que para exercer a função de contabilidade não seja necessário o diploma. Há profissionais que têm noção de contabilidade, apenas noções técnicas. Existem cursos técnicos de contabilidade. Mas não terá tanta qualidade se não houvesse a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. Se o Brasil tem profissionais tão capacitados na área contábil, é porque são bem preparados para a função.
Outro exemplo nítido são os profissionais de Educação Física. Temos cada vez mais pessoas procurando academias, personal training, porque estes têm uma qualidade profissional muito superior que dá resultados qualitativos para a atividade física e manutenção do corpo. Interessante é que a sociedade sabe e reconhece a importância desses profissionais no ramo. Segundo a Fitness Brasil (Convenção e Exposição do setor na América Latina voltado aos profissionais de educação física), o país possuía 4 mil academias em 1999. Até o ano passado foram 7 mil academias instaladas. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas vão à academia. Para se ter uma idéia, cinco falsos professores de educação física foram presos por exercer ilegalmente a profissão. De acordo com autoridades citadas pelo O Globo, havia estudantes não formados dando aulas em academias e foram autuados. A ação contou com fiscais do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).
Possuir um diploma não significa apenas um papel registrado. Seu significado é bem maior. Resulta de um exercício que tem capacidade, qualidade, extra-conhecimento para a profissão.
Os métodos de pesquisa, de entrevista, de investigação, apuração dos fatos, conceitos teóricos de analistas da comunicação, tudo isso se consegue exercer a partir do momento em que há estudos teóricos e práticos na função jornalística. Não ganha apenas os profissionais formados ou os que estão se formando, mas também a sociedade brasileira, esta qual consome e depende de informação. Merecem e exigem qualidade no jornalismo brasileiro. Assim como no exemplo citado acima, a sociedade sabe e reconhece a importância desses profissionais no ramo. Jornalista formado é estar preparado para prestar serviço de qualidade ao cidadão brasileiro que consome informação.
A transmissão de informação é tão quanto importante como Medicina estuda a cura, que Advocacia presta serviços judiciais.
"É direito da sociedade receber informação apurada por profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados a exercer um jornalismo que efetivamente dê visibilidade pública aos fatos, debates, versões e opiniões contemporâneas".
O fato de ser obrigatório o diploma para ser jornalista não implica em que outras pessoas, formadas ou não, seriam proibidas de expressarem opiniões nos meios de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS