FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

SIMULAÇÃO DE ACIDENTE NO CENTRO DE JANAÚBA ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE A IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO

  • ATO FOI REALIZADO PELO CORPO DE BOMBEIROS EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL, SAMU E PREFEITURA DE JANAÚBA 

Fotos Oliveira Júnior



 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um carro tombado com uma vítima entre as ferragens e a atuação das instituições de segurança pública e salvamento de vítimas em acidente e ainda o combate ao princípio de incêndio no veículo. Esse cenário foi vivenciado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, pela população da cidade de Janaúba na região da Serra Geral, no Norte de Minas. O fato mobilizou o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Polícia Militar e a Polícia Civil e literalmente parou o trânsito no centro da cidade janaubense.




Embora com um aspecto com o cotidiano dessas instituições, o cenário acima tendo como base de concentração a praça Rômulo Sales de Azevedo (a praça do BNB), não foi real. O que aconteceu foi uma simulação de atendimento de acidente automobilístico com vítima retida nas ferragens. Previamente marcado para às 9h, o simulado atrasou devido a equipe do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba se encontrar em atendimento a uma ocorrência real em incêndio num veículo em outro ponto da cidade, sem vítima.




A simulação foi realizada e teve a participação do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba, do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba, do Samu e da Prefeitura de Janaúba, através do Setor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. O simulado foi acompanhado por estudantes e o público, entre crianças, jovens, adultos e idosos.





O simulado ocorreu em virtude do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, denominado "Maio Amarelo". Este ano é a 10ª edição do evento no Brasil com o seguinte tema: “No trânsito, Escolha a Vida”.  A Campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.





Na ocasião, foi simulado um acidente automobilístico de um veículo que ao passar pela rotatória da via em alta velocidade, o motorista perdeu o controle da direção do automóvel e capotou no meio da pista, ocasionando ferimentos com várias lesões, além de fratura de tíbia e fíbula no condutor, que também ficou preso às ferragens.





De maneira coordenada com as equipes de segurança envolvidas na ocorrência, os bombeiros realizaram a estabilização do veículo (carro velho, sem motor e que foi virado na pista proposital e sem ninguém dentro), com utilização de ferramentas específicas, realizaram cortes na lataria e o rebatimento do teto do veículo, a fim de acessar e retirar a vítima com a prioridade máxima da restrição dos movimentos da coluna.




A vítima ao ser retirada recebeu o atendimento pré-hospitalar pela equipe do resgate do Corpo de Bombeiros em sintonia com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Nessa demonstração, a vítima estava com ferimentos, além de fratura de tíbia e fíbula no condutor, que também ficou preso às ferragens. Ressaltando que foi apenas uma simulação, sendo que a vítima nada sofreu.



Ainda na cena, como forma de demonstrar os riscos envolvidos em um atendimento dessa natureza, bem como a importância em manter o isolamento do local, o veículo acidentado incendiou (de maneira proposital e apenas para a demonstração), e a a unidade móvel do Corpo de Bombeiros de combate a incêndio, atuou rapidamente na eliminação das chamas, com uso de técnicas para a extinção de incêndio em automóveis.




Em ação conjunta e integrada, a Polícia Militar realizou as atividades no isolamento da ocorrência e no controle do trânsito, garantindo a segurança na cena e para as equipes envolvidas no atendimento da ocorrência. Seguindo o desfecho dos atendimentos, a Polícia Civil atuou realizando a atividade de perícia do acidente e autorização para remoção do veículo acidentado e liberação da pista.




O objetivo do simulado foi estimular nas pessoas a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias, ações que podem diminuir os números de acidentes de trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS