FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
Faculdades FUNORTE JANAÚBA Somos referência... (38) 998776968 (38)99878-5360             Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234,  Bairro São Vicente, Janaúba/MG.

SIMULAÇÃO DE ACIDENTE NO CENTRO DE JANAÚBA ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE A IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO

  • ATO FOI REALIZADO PELO CORPO DE BOMBEIROS EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL, SAMU E PREFEITURA DE JANAÚBA 

Fotos Oliveira Júnior



 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um carro tombado com uma vítima entre as ferragens e a atuação das instituições de segurança pública e salvamento de vítimas em acidente e ainda o combate ao princípio de incêndio no veículo. Esse cenário foi vivenciado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, pela população da cidade de Janaúba na região da Serra Geral, no Norte de Minas. O fato mobilizou o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Polícia Militar e a Polícia Civil e literalmente parou o trânsito no centro da cidade janaubense.




Embora com um aspecto com o cotidiano dessas instituições, o cenário acima tendo como base de concentração a praça Rômulo Sales de Azevedo (a praça do BNB), não foi real. O que aconteceu foi uma simulação de atendimento de acidente automobilístico com vítima retida nas ferragens. Previamente marcado para às 9h, o simulado atrasou devido a equipe do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba se encontrar em atendimento a uma ocorrência real em incêndio num veículo em outro ponto da cidade, sem vítima.




A simulação foi realizada e teve a participação do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba, do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba, do Samu e da Prefeitura de Janaúba, através do Setor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. O simulado foi acompanhado por estudantes e o público, entre crianças, jovens, adultos e idosos.





O simulado ocorreu em virtude do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, denominado "Maio Amarelo". Este ano é a 10ª edição do evento no Brasil com o seguinte tema: “No trânsito, Escolha a Vida”.  A Campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.





Na ocasião, foi simulado um acidente automobilístico de um veículo que ao passar pela rotatória da via em alta velocidade, o motorista perdeu o controle da direção do automóvel e capotou no meio da pista, ocasionando ferimentos com várias lesões, além de fratura de tíbia e fíbula no condutor, que também ficou preso às ferragens.





De maneira coordenada com as equipes de segurança envolvidas na ocorrência, os bombeiros realizaram a estabilização do veículo (carro velho, sem motor e que foi virado na pista proposital e sem ninguém dentro), com utilização de ferramentas específicas, realizaram cortes na lataria e o rebatimento do teto do veículo, a fim de acessar e retirar a vítima com a prioridade máxima da restrição dos movimentos da coluna.




A vítima ao ser retirada recebeu o atendimento pré-hospitalar pela equipe do resgate do Corpo de Bombeiros em sintonia com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Nessa demonstração, a vítima estava com ferimentos, além de fratura de tíbia e fíbula no condutor, que também ficou preso às ferragens. Ressaltando que foi apenas uma simulação, sendo que a vítima nada sofreu.



Ainda na cena, como forma de demonstrar os riscos envolvidos em um atendimento dessa natureza, bem como a importância em manter o isolamento do local, o veículo acidentado incendiou (de maneira proposital e apenas para a demonstração), e a a unidade móvel do Corpo de Bombeiros de combate a incêndio, atuou rapidamente na eliminação das chamas, com uso de técnicas para a extinção de incêndio em automóveis.




Em ação conjunta e integrada, a Polícia Militar realizou as atividades no isolamento da ocorrência e no controle do trânsito, garantindo a segurança na cena e para as equipes envolvidas no atendimento da ocorrência. Seguindo o desfecho dos atendimentos, a Polícia Civil atuou realizando a atividade de perícia do acidente e autorização para remoção do veículo acidentado e liberação da pista.




O objetivo do simulado foi estimular nas pessoas a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias, ações que podem diminuir os números de acidentes de trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ESTUDANTE PUBLICOU FOTO EM QUE APRECIAVA A CACHOEIRA EM MATO VERDE. ISSO FOI POUCO TEMPO ANTES DE SE AFOGAR. ELE NÃO RESISTIU E MORREU: EXCURSÃO ESCOLAR DE TAIOBEIRAS

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

NOTA DE FALECIMENTO – MORRE KEMIO NARDONE, FILHO DE ROSEANE E DO RADIALISTA E FOTÓGRAFO SÍLVIO DA SILVA

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EX-PREFEITO DE MONTE AZUL MORRE EM ACIDENTE NA BR-122 ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS; ALEXANDRE AUGUSTO ESTAVA NO CARRO QUE BATEU EM CAMINHÃO: ALEXANDRE TAMBÉM FOI VICE-PREFEITO E VEREADOR POR MONTE AZUL

EX-VEREADOR DODÔ SOFRE GRAVE ACIDENTE NA BR-122, PERÍMETRO URBANO DE JANAÚBA

FALECE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE JANAÚBA E RADIALISTA WALBER DE OLIVEIRA, FILHO DA SAUDOSA MAURA E DO SAUDOSO GENTIL LOPES, DA COOPERATIVA

EM JANAÚBA, HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM CASA COM UMA FACA PRESA NA BARRIGA

HOMEM MORRE ELETROCUTADO QUANDO RETIRAVA FRUTOS NA ÁRVORE DE ABACATE USANDO UMA FOICE DE CABO METÁLICO QUE TOCOU NA REDE DE MÉDIA TENSÃO: FATO FOI NA ZONA RURAL DE NOVA PORTEIRINHA