FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE JANAÚBA : CURSO DE DIREITO NOTA EXCELÊNCIA RECONHECIDO PELO MEC

Imagem
É com enorme satisfação que anunciamos: MEC reconhece com nota de excelência o curso de DIREITO. Parabéns a todos os responsáveis pela participação e contribuição para essa conquista. FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

CURSO COSTURA CRIATIVA TRANSFORMA A VIDA DE MULHERES EM JANAÚBA: CAPACITAÇÃO E OPORTUNIDADE OFERECIDAS PELA PREFEITURA DE JANAÚBA

Fotos Ascom Prefeitura de Janaúba




Oportunidade para as pessoas aprenderem e serem capazes de construir algo que nunca fez. Essa foi a definição de Dalva Mendes Soares sobre o curso de Costura Criativa do qual ela participou e realizado pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em possibilitar a qualificação profissional gratuita para a população. “Foi uma terapia para as participantes”, mencionou Luciana Pereira de Brito Antunes que também fez parte da turma e encontrou no curso uma maneira das pessoas darem valor a si própria.

A instrutora Terezinha Maria de Jesus Santos enalteceu a vontade da turma em aprender a produzir por intermédio da costura. Isso, segundo ela, demonstra que as alunas são capazes e amplia o empoderamento feminino. Na conclusão da capacitação da primeira turma do curso Costura Criativa, Terezinha Santos destacou o apoio incondicional do prefeito José Aparecido Mendes e dos secretários municipais Fábio Cantuária (Administração, Fazenda e Recursos Humanos) e Maria Aparecida Fagundes Jácomo Pereira (Educação, Cultura, Esporte e Lazer) na realização dessa qualificação profissional gratuita.





“Neste curso elas obtiveram a qualificação, conhecimento, terapia e empoderamento com a capacidade e oportunidade oferecida pelo município”, mencionou a instrutora. Para Maria Marta Rocha Cangussu, uma das alunas do curso, a capacitação faz com que as pessoas tenham mais conhecimento, amor e carinho e proporciona a união e prepara para a prestação de serviço. A Secretária de Educação, Maria Aparecida Jácomo Pereira enfatiza que a costura é um grande empreendimento e esse curso promovido pela administração Janaúba Um Novo Tempo, Uma Nova História dá plena condições as pessoas crescerem muito mais com essa atividade geradora de trabalho e de renda.




Entre a magia de transformar pedaços de retalhos em bolsas e a convivência social, na concepção de Rosângela Maria Barbosa o curso foi tão enriquecedor e atrativo ao ponto de que as participantes superassem as suas limitações para obter essa qualificação. “Tivemos colega que saía de casa, no bairro Santo Antônio, e vinha a pé para participar desse curso”, mencionou. A capacitação foi no Espaço Cultural, na avenida Brasil, centro da cidade. “Esse curso fez muito bem para a gente e aprendemos muito com a instrutora Terezinha”, completou.



Quem fez o curso tem condição de praticar essa habilidade na transformação da sua vida tanto no aspecto financeiro quanto social, uma vez que se encontra preparada para expor a sua qualificação e criatividade e, desta forma, deixando as limitações e o tempo ocioso de lado. “Faça mágica com pedaços de retalho, pois com eles é possível entender que somos capazes de sermos criativos muito mais do que a gente imagina”, proferiu Luciana Pereira Antunes ao referir às peças confeccionadas durante o curso mostrando que o caminho certo é esse. Para Luciana, o curso, sobretudo o empenho da instrutora Terezinha em ensinar, acolher e ajudar, possibilitou que as participantes afastassem o “fantasma” (problemas familiares e de relacionamento) que vinha atormentando a vida de algumas delas, pois com a capacitação se pode expressar a criatividade e assim viver de maneira saudável.




“E aqui estamos nós, aprendemos sim. Que trabalho lindo que fizemos. Cada participante com as suas dificuldades, mas Terezinha insistindo e nos motivando. Ela nos incentivou a acreditar na gente”, comentou Bárbara Evelin da Conceição Ramos Viana Gomes frisando a atitude da instrutora Terezinha em motivar as participantes a seguirem em frente na observação do conhecimento e das técnicas. “Foi gratificante frequentar o curso que preencheu o nosso tempo ocioso e, agora na condição de costureiras criativas, podemos alavancar a renda na família”, testemunhou Maria Marta Cangussu.



Idalina Alves Martins e Andréia Mendes Santos opinaram de maneira satisfatória ao participarem do curso Costura Criativa. Idalina, que mora no bairro Planalto II, apreendeu a manusear de maneira produtiva a máquina de costura. Andréia, que reside no bairro Barbosa, já conta as horas para colocar em prática o que aprendeu. Além de aprender a costurar, elas recebem noções de empreendedorismo e como lidar com o mercado de trabalho. A instrutora Terezinha Santos informou que tem indicações para o mercado de trabalho dessas mulheres que foram capacitadas nesse curso promovido pela Prefeitura de Janaúba.





A vontade em aprender uma nova habilidade, Dalva Mendes se esforçou para tanto. Saía de uma escola, onde é professora, para se tornar aluna do curso Costura Criativa, no Espaço Cultural, onde fica a Diretoria Municipal de Cultura, órgão da Secretaria de Educação. “Gratidão por essa oportunidade. Fomos capacitadas e podemos fazer algo simples, mas que não tínhamos o conhecimento técnico para isso, por exemplo, pregar o zíper ou então tecer uma bolsa”, declarou a educadora que, antes do curso, jamais imaginava em usar a máquina de costura.





Ao se inscrever nessa ação de qualificação gratuita oferecida pela Prefeitura em disponibiliza cursos que agregam valor a talento que as pessoas já possuem, Dalva Mendes fazia questão em mostrar para a família (mãe e esposo) a sua desenvoltura no curso, como foi no primeiro dia de aula que costurou papel. “No primeiro dia comentei com minha mãe que havia costurado papel (momento de riso)”, ressaltando que era apenas o início de um aprendizado que lhe deu condição, pouco tempo depois, mostrar o resultado positivo: confeccionar bolsas, pano para mesa e outras peças usando a costura em tecido.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE CAMIONETE E CAMINHÃO DEIXA O MÉDICO JOSÉ FRANCISCO, DE JANAÚBA, FERIDO: O ACIDENTE FOI NA BR-122, NA SAÍDA DA CIDADE E O MÉDICO TEVE FERIMENTO GRAVE NO BRAÇO ESQUERDO

FIM DE SEMANA COM HOMICÍDIO NA CIDADE DE JANAÚBA: HOMEM MORREU AO SER ATINGIDO POR 03 GOLPES DE FACA

ACIDENTE FATAL NA BR-122 EM NOVA PORTEIRINHA: UMA PESSOA MORRE E OUTRA FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CAMIONETE E MOTOCICLETA

PM PRENDE DOIS INDIVÍDUOS SUSPEITOS DE PARTICIPAREM DE SEQUESTRO RELÂMPAGO, EM NOVA PORTEIRINHA: VÍTIMA CONSEGUE DESARMAR UM DOS ENVOLVIDOS E ATIRA CONTRA RAPAZ, QUE NÃO RESISTIU E MORREU

POLICIAL PENAL FOI PRESO PELA POLÍCIA CIVIL ACUSADO DE ROUBO DE R$ 70 MIL DE SUPERMERCADO EM PORTEIRINHA COM AJUDA DE SEGURANÇA DO PRÓPRIO SUPERMERCADO

ELEIÇÕES 2022: APURAÇÃO EM JANAÚBA E NA REGIÃO

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ELEIÇÕES 2022: RESULTADO EM JANAÚBA, NA SERRA GERAL, EM MINAS GERAIS E NO BRASIL

DOIS MORTOS E 23 FERIDOS EM ACIDENTE NA BR-251: ÔNIBUS TOMBOU ENTRE FRANCISCO SÁ E MONTES CLAROS