FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

HOSPITAL DAS CLÍNICAS MÁRIO RIBEIRO/FUNORTE INAUGURA PRIMEIRA UTI PEDIÁTRICA DO NORTE DE MINAS COM 12 LEITOS, SENDO 10 LEITOS SUS

Imagens Oliveira Júnior

Inauguração da UTI Pediátrica SUS do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro/Funorte.

 

MONTES CLAROS (por Leonardo Queiroz*) – O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, se torna o primeiro do Norte de Minas a oferecer UTI Pediátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A inauguração do espaço, que também fará atendimentos particulares, aconteceu na segunda-feira, dia 11 de abril.

Serão oferecidos 12 leitos, sendo dez destinados aos pacientes do SUS, para atender crianças desde os primeiros meses de vida a até 12 anos de idade. Outros dois leitos serão destinados a pacientes de convênio ou particular.

A unidade de terapia intensiva do Mário Ribeiro será referência nos atendimentos de urgência graves na região. Até então, os pais precisavam buscar atenção em Belo Horizonte.

Sob a responsabilidade técnica dos pediatras Saulo David Vieira e Cindy Melo, especialista em neonatologia, da enfermeira Rosana Franciely Barbosa e da fisioterapeuta Cecília Virgínia, a nova unidade, que chega para atender uma demanda antiga e urgente da região, recebeu o nome do pediatra Eduardo Avelino Pereira.

Formado na UFMG, ele foi o criador do primeiro hospital infantil de Montes Claros – Hospital Menino de Jesus – e também ajudou a criar o curso de Medicina da Funorte e a credenciar a instituição de ensino no Ministério da Educação (MEC).

INVESTIMENTO DE PONTA

“O Norte de Minas não tinha UTI pediátrica porque os equipamentos são de alto custo e, para manter, é preciso congregar profissionais altamente capacitados de todas as áreas que vão tratar patologias do coração e neurológicas. Temos a grata satisfação de contar com um time altamente capacitado. Além disso, fizemos uma infraestrutura invejável, com equipamentos de ponta que vão salvar vidas. É um marco na saúde pública do Norte de Minas”, diz o fundador do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, professor Ruy Muniz.

Para a também fundadora do HC, Raquel Muniz, a UTI pediátrica era um sonho que se tornou realidade. “Entregar à população do Norte de Minas, Montes Claros e sul da Bahia significa, nessa Páscoa, praticar o mandamento de Jesus, que é priorizar as crianças. Essa UTI serve para os outros hospitais e estou muito feliz e agradecida a toda equipe que sonhou e trabalhou. Imaginávamos que íamos crescer, mas não em uma velocidade tão rápida”, afirma.

ROL COMPLETO

A diretora Assistencial do HC, Ana Paula Nascimento, destaca que a equipe da UTI pediátrica desenvolveu um amplo trabalho para que a unidade pudesse funcionar com alta qualidade.

“A equipe tem trabalhado há meses para que se tenha um serviço eficiente e de qualidade. Sendo um serviço inovador, buscamos um intercâmbio com outras cidades que já desenvolvem a expertise de ter uma UTI pediátrica. Foi feito todo um trabalho de treinamento e preparo dessa equipe, que vem compor o nosso atendimento materno-infantil, maternidade, pediatria e UTI Neonatal. Ficamos com um rol de maternidade e infantil completo com esse serviço que inauguramos hoje (ontem)”, explica Ana Paula.

DEMANDA

A falta de leitos de UTI pediátrico é uma demanda antiga da região. A enfermeira Rosana Franciely Barbosa diz que já testemunhou, por várias vezes, a necessidade de improvisar leitos para atender crianças que precisavam da unidade de terapia intensiva. A inauguração do espaço no HC foi motivo de muita felicidade para a profissional da saúde.

“Eu já trabalho há anos com a pediatria e tive a experiência de trabalhar em unidades que faltavam leitos de UTI neonatal e pediátrica. Chegamos muitas vezes a improvisar leitos. Saber quantas mães já precisaram dessa vaga para o filho e não tiveram oportunidade. Hoje tenho a alegria de expressar essa conquista que será referência em todo o Norte de Minas”, celebra. (Fonte: jornal O Norte e jornal Hoje em Dia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR