FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

UM DIA APÓS A REDUÇÃO EM UM CENTÍMETRO, VOLUME DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA AUMENTA EM 2 CENTÍMETROS: HOJE TEM 3,40 METROS DE ÁGUA A MAIS DO QUE UM ANO ATRÁS

Foto reprodução rede social

Rio Gorutuba, na região do distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba, no dia 21 de outubro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O nível de água na barragem do Bico da Pedra subiu dois centímetros nesta sexta-feira, dia 22 de outubro. Isso acontece após a redução de um centímetro verificado ontem, segundo relatório do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), órgão que faz o monitoramento diário do volume de água nessa represa do rio Gorutuba e que fica em torno de cinco quilômetros distante das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

Apesar da chuva da madrugada de ontem, que teriam sido de 15 milímetros, conforme informações da estação meteorológica instalada na Epamig, em Nova Porteirinha, não houve influência no volume de água na barragem que, nas últimas 24 horas recebeu recarga de água proveniente da cheia no rio Gorutuba acima da represa.

Nesta sexta-feira, a barragem gorutubana mostra a recuperação em dois centímetros na quantidade de água. Com isso, baseado nos dados do DIG, hoje a represa do Bico da Pedra estaria com a mesma quantidade de água verificada na terça-feira, dia 19. Isso porque na quarta-feira teve diminuição em um centímetro e ontem nova redução em um centímetro no volume de água.

Desde o dia 1º de outubro até esta manhã, a barragem do rio Gorutuba acumula redução em 15 centímetros em seu armazenamento de água, enquanto que no mesmo período de outubro do ano passado a diminuição teria sido em 36 centímetros. Mesmo com essa perda de 15 centímetros neste mês, a barragem do Bico da Pedra estaria hoje com 3,40 metros de água a mais em relação ao dia 22 de outubro de 2020.

 CHUVA

Os moradores das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, amanheceram nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, com chuva. De acordo com dados da estação instalada na Epamig, que é referência para o serviço nacional de meteorologia, choveu o correspondente a 2,5 milímetros nas últimas horas nestas duas cidades, onde, neste mês, o acumulado é de 67 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS