FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

MÉDICOS, ENFERMEIROS E FISIOTERAPEUTAS DOS HOSPITAIS DE JANAÚBA E DA SERRA GERAL PARTICIPAM DO CURSO DE ULTRASSOM PULMONAR POINT-OF-CARE: PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA

Fotos divulgação 




JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Aprimorar o conhecimento nas técnicas de ultrassonografia geral aplicadas a paciente em situações críticas e de risco. Esse foi um dos objetivos que levaram profissionais da saúde de Janaúba e da região da Serra Geral, no Norte de Minas, a participarem do Curso de Ultrassom Pulmonar Point-of-care realizado em Janaúba e que, neste fim de semana, reuniu médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.



Esse curso faz parte do Projeto de Educação Continuada, coordenado pelos Fisioterapeutas Maxwell Jorge Almeida e Dayse Cristina Salvino Pereira. Durante este domingo, dia 17 de outubro, a equipe multiprofissional composta por Enfermeiros, Fisioterapeutas e Médicos, com foco na avaliação e manejo do paciente crítico, esteve voltada ao conhecimento dos princípios básicos de avaliação diafragmática, punção venosa guiada, FAST e avaliação pulmonar.


A qualificação atraiu a atenção de profissionais do Hospital Regional de Janaúba, do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus (da Fundajan, de Janaúba) e de unidades hospitalares da região. O curso foi ministrado pelo Médico intensivista Dr Paulo Fernando Aguiar.


Os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas foram orientados sobre a Avaliação Focalizada com Sonografia para Trauma (FAST), que é um método ultrassonográfico utilizado, principalmente, para detectar a presença de líquido livre em pacientes traumatizados.

O exame conhecido como point of care (teste no ponto de atendimento), cada vez mais utilizado por clínicos, emergencistas e intensivistas, tem sido amplamente aplicado em cenários diversos, possibilitando respostas adicionais ao exame clínico, guiando diagnósticos e terapias.

A realização do Curso de Ultrassom Pulmonar Point-of-care contou com o apoio da Clínica Bom Samaritano, Hospital Regional de Janaúba, Hospital Fundajan, Clínica Santa Lúcia e do médico Dr Douglas Freire.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS