FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

PREFEITURA DE JANAÚBA E FISIOTERAPEUTAS DO CREFITO-4 MG AVALIAM CIDADÃOS QUE TIVERAM COVID-19: ATENDIMENTO REVELA PRINCIPAIS SEQUELAS EM QUEM JÁ TEVE ESSA DOENÇA

Fotos Ascom Prefeitura de Janaúba 



Cleusa Teixeira da Silva é uma das pessoas de Janaúba que tiveram Covid-19. Mesmo após se recuperar dos sintomas dessa doença, ela recorre ao tratamento específico como é o caso para conter a queda de fios do cabelo. Essa situação da moradora da região Norte da cidade foi ratificada durante o programa Supera Minas realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba e pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), no sábado, dia 4 de setembro.


Ao tomar conhecimento desse atendimento específico e gratuito, Cleusa Teixeira foi até a Unidade de Saúde Básica (UBS) Zacarias Vieira, no bairro Saudade, onde ela e outros pacientes recuperados da Covid-19 foram avaliados por equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Cleusa verificou junto com a equipe técnica a sua condição física, respiratória e a orientação para conter a perda dos fios de cabelo ocasionada em decorrência do novo coronavírus.


Quem também foi atendida gratuitamente durante o programa Supera Minas foi Eliane Maria de Jesus de Oliveira. “Gostei desse atendimento, pois foi muito esclarecedor”, declarou Eliene de Oliveira que teve a sua saúde incomodada pela Covid-19. Mesmo após superarem a infecção pelo novo coronavírus, muitos pacientes têm relatado sintomas e sequelas que permanecem às vezes por meses.


De acordo com José Avelino de Melo Júnior, Conselheiro Efetivo do CREFITO-4, além de proporcionar o treinamento prático dos profissionais capacitados pelo conselho durante o circuito de atualização em reabilitação pós Covid-19, o programa possibilita que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais possam identificar sequelas em pacientes que contraíram a doença.


Uma dessas sequelas têm sido a queda de cabelo pós-Covid. Também há pessoas que encontram dificuldade para realizar atividades rotineiras. Dessa forma, a iniciativa do CREFITO-4 e da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba é orientar os janaubenses sobre as sequelas e os tratamentos adequados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID