FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE LANÇA TV CANAL UNIVERSITÁRIO MONTES CLAROS

Fotos Ascom Funorte  


Um marco na história do Norte de Minas, o Centro Universitário Funorte fez o lançamento da TV Funorte e do Canal Universitário. Foram seis meses de preparação até chegar a essa data: 09 de junho de 2021. Resguardando todos os protocolos exigidos pela Secretaria de Saúde, de prevenção ao contágio a Covid-19, os convidados presentes utilizavam máscaras e sentaram-se distantes uns dos outros. Diretoria, corpo docente, autoridades locais, imprensa e egressos prestigiaram o evento. 


Além do presidente da Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), Fabiano Pereira, que ministrou a palestra sobre a importância e o papel do Canal Universitário e da TV Universitária para o meio acadêmico e comunidade, também participaram a redatora-chefe do jornal Hoje em Dia, Iracema Barreto, do diretor comercial e de negócios do Jornal Hoje em Dia, Rodrigo Cheiricatti, da jornalista Ana Paula Damasceno diretora da TV Promove e conselheira da ABTU, uma tv parceira da grupo e a professora Ana Angélica Gonçalves Paiva.

O evento foi conduzido pela diretora acadêmica da unidade, Thalita Pimentel Nunes. De acordo com os fundadores da Funorte, Ruy e Raquel Muniz, a TV Funorte produzirá diversos conteúdos relevantes destacando as áreas da saúde, cultura, agronegócio, educação entre outros assuntos regionais. Já o Canal Universitário M. Claros, contará com uma vasta programação 24 horas e tem como objetivo veicular programas das TVs universitárias associadas.  A programação pode ser acompanhada pelo youtube ou pelo canal 12 da NET/Claro.


Para a vice-reitora, Sueli Nobre, essa é uma ótima oportunidade de aprimorar o ensino que é ofertado aos alunos. Ela também destacou o orgulho que sente em fazer parte da instituição, e do pioneirismo da Funorte em inovação. “Nós temos um canal em uma televisão, para fazer a pesquisa e extensão acontecer de um modo concreto, mostrando como o ensino contribui para a mudança”.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, Elpídio Rocha, desde a criação do curso em 1998, até a data presente “estabelece-se um novo momento na comunicação do Norte de Minas porque o Canal Universitário é um espaço aberto tanto para as produções acadêmicas, como para as culturais e independentes que existem na cidade, é a democratização do acesso”, afirma. Elpídio Rocha e a professora Maria Fernanda Ruas também são âncoras no Programa F5 da TV Funorte.

Pablo Caires, egresso da Funorte e jornalista na Inter TV, relembra a época em que era acadêmico, a turma dele foi idealizadora da Rádio Corredor e Jornal Campus Notícias, trabalhos acadêmicos feitos por alunos, com a supervisão dos professores. Ele expressa sua alegria em estar presente e deseja “muita sorte na criação da TV e que ela sirva muito mais do que uma ferramenta institucional, que gere luz, que traga histórias que precisem de visibilidade” finaliza.

Segundo Fabiano Pereira, a liberdade que os veículos universitários dispõem, sejam rádio, televisão ou mídia impressa, são excelentes para desfrutar da criação e imaginação. “A TV Universitária é considerada uma das mais criativas e produtivas do mundo, é um celeiro de talentos, que abastece as maiores bancadas do país e do mundo. Durante a pandemia, a TV universitária brasileira mostrou o seu valor e a capacidade de manter os canais funcionando”, destaca.

Ana Paula Damasceno explicou que a TV Funorte é a anfitriã no Norte de Minas e reforçou a importância da instituição de ensino superior abrir as portas para a comunicação, o jornalismo, a produção acadêmica e de conteúdo.  “Hoje, atingimos um público de 450 mil municípios em Belo Horizonte e região metropolitana. É com grande orgulho que eu vejo nesse momento de tanta dificuldade na área da comunicação, a Funorte dar esse passo tão importante”, comemora.  A TV Funorte já tem programas que estão sendo exibidos: “D’elas com Raquel Muniz”, “F5, apresentado pelos professores Elpidio Rocha e Maria Fernanda Ruas” e “Acadêmicos do Mundo Real com Bruno Garcia”. (Fonte: Funorte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID