FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

COM MAIS UM CENTÍMETRO HOJE E 3,24 METROS NESTE MÊS, HOJE BARRAGEM DO BICO DA PEDRA TEM 5,39 METROS DE ÁGUA A MAIS DO QUE UM ANO ATRÁS

  • FALTAM 12,21 METROS PARA A REPRESA FICAR CHEIA E A ÚLTIMA VEZ QUE ISSO ACONTECEU FOI 14 ANOS ATRÁS

 

Foto Henrique Marcelo

Lago da barragem do Bico da Pedra, em Janaúba, no Norte de Minas, no sábado, dia 13 de fevereiro de 2021. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nas últimas 24 horas a represa do rio Gorutuba teve elevação em um centímetro em seu volume numa comparação a ontem, terça-feira. Desde domingo passado o nível de água na barragem do Bico da Pedra sobe um centímetro diariamente. Já são onze dias consecutivos que há registro de aumento no volume na represa. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que a barragem que fica no município de Janaúba estaria hoje, dia 17 de fevereiro, com 30% da sua capacidade de armazenamento de água.

Entre quinta-feira, dia 11, e esta quarta-feira teve aumento de 20 centímetros na quantidade de água na represa, de acordo com informações do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), órgão que faz acompanhamento diário do nível de água na barragem construída há mais de 40 anos no rio Gorutuba. Somente neste mês o nível de água subiu em 3,24 metros. Neste momento choveu nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, que ficam em torno de cinco quilômetros depois da barragem, isso pode refletir numa possível cheia no lago da barragem, principalmente se estiver chovendo também acima do lago do Bico da Pedra.

Hoje a barragem gorutubana estaria com 5,39 metros de água a mais em relação ao dia 17 de fevereiro de 2012. Mas, ainda faltam 12,21 metros de água para a represa do Bico da Pedra ficar cheia e transbordar por vertedouro. A última vez que isso aconteceu foi no dia 14 de fevereiro de 2007, quer dizer, 14 anos atrás. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID