FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE AOS 87 ANOS O “SEU CHICO DA PADARIA”, O PARAIBANO QUE VEIO CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE JANAÚBA: COMERCIANTE E PRODUTOR RURAL EM SOLO GORUTUBANO POR 60 ANOS

  • O velório acontece na Igreja Presbiteriana, na avenida Brasil, centro de Janaúba 

  • O sepultamento está marcado para às 14h desta quarta-feira, dia 14 de outubro, no cemitério do bairro São Lucas, em Janaúba, na margem da MG-401 (saída para Jaíba) 

Foto Oliveira Júnior

Francisco Marcolino de Oliveira, o “seu Chico da Padaria”, em 2008 quando estava com 75 anos de idade. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O comerciante e produtor rural janaubense Francisco Marcolino de Oliveira, o “seu Chico da Padaria”, faleceu na noite dessa terça-feira, dia 13 de outubro. Aos 87 anos completados no dia 3 de abril, ele não resistiu à enfermidade. O corpo está sendo velado na Igreja Presbiteriana, na avenida Brasil esquina com a rua Santos Dumont, centro de Janaúba. O sepultamento está marcado para às 14h desta quarta-feira, dia 14 de outubro, no cemitério do bairro São Lucas, em Janaúba, na margem da MG-401 (saída para Jaíba).

Falar em Francisco Marcolino de Oliveira poucas pessoas saberão de quem se trata, mas dizer “Chico da Padaria” ou 'seu' Chiquinho, com certeza, muitos irão lembrar desse cidadão que há 60 anos deixou o Nordeste do Brasil para vir para o Norte de Minas, mais especificamente para Janaúba.

Francisco Marcolino ou “seu” Chico da Padaria não escondia a paixão que tem pela cidade de Janaúba. Segundo ele, aqui é um lugar bom para se viver. Paraibano de Santana do Congo, “seu” Chico da Padaria sempre demonstrou o interesse em conceder o melhor para a família. De família simples, mas determinada à produção de alimentos, ele trabalhou na roça para ajudar os pais Antônio Marcolino de Oliveira e Luzia Maria da Conceição.

“Seu” Chico da Padaria nasceu no dia três de abril de 1933. O carinho que recebia dos pais fez com que ele também constituísse uma família. Isso aconteceu em 1951. O amor da vida de “seu” Chico da Padaria é a senhora Maria do Rosário Leite de Oliveira, hoje com 84 anos de idade. O namoro de “seu” Chico e de dona Maria do Rosário seguiu os rituais do romancista Shakespare. “Seu” Chico disse que foi amor à primeira vista. O casal era vizinho de roça. Já se conhecia há muito tempo, mas quando o coração de cada um pulsou pela paixão eles decidiram pela união. Dona Maria do Rosário e “seu” Chico da Padaria foram casados durante 68 anos. Dessa união nasceram os filhos Fátima, Arnaldo, Neide, Francisco Filho (o 'Chiquinho”), Ronaldo, Nilcinei e as gêmeas Sibele e Silmara.

O casal decidiu vir para o Norte de Minas em 1960, ou seja, há 60 anos, a convite do sogro de 'seu” Chico. Eles deixaram a cidade de Riacho do Meio, em Pernambuco, onde plantava milho e feijão. Vieram para Janaúba com o propósito de implantar uma padaria. Com a esposa e até então com os dois filhos Fátima e Arnaldo, “seu' Chico deixou Pernambuco numa caravana, batizada de “pau de arara”. A viagem durou oito dias até chegar à cidade de Porteirinha.

Após a parada em Porteirinha, a família foi para a comunidade de Tocandira, município de Porteirinha, de onde embarcou no trem com destino à Janaúba – naquela época não havia o traçado da rodovia BR-122 que liga Janaúba à Porteirinha. Chegou no mesmo dia e foi recepcionada por amigos. Sem nenhum tipo de estudo, mas conhecedor da prática,” seu' Chico veio com a intenção em contribuir para o desenvolvimento de Janaúba.

Implantou a padaria com a qual proporcionou a geração de empregos e também ofereceu aos moradores opções quanto à aquisição de pães. A padaria de 'seu” Chico foi instalada na esquina das ruas Francisco Sá e Aimorés.

Ele também dedicou à roça, onde plantava feijão, milho, mandioca, enfim, o “seu' Chico da Padaria defendia a produção de alimentos. O carinho que recebia da população fez com que a família de “seu” Chico ficasse em Janaúba. Ele morou no mesmo lugar, na rua Aimorés, no centro, há 57 anos.

Perguntado sobre o porquê da escolha por Janaúba para trabalhar e morar, “seu” Chico não pensava duas vezes para dizer que Janaúba é uma terra boa, é um lugar bom para se viver. Ele gostou de morar aqui, onde tem gente boa e oferece condições para criar os filhos. “Seu' Chico lamentava uma coisa: a insegurança que volta e meia era estabelecida na cidade e que proporcionava o “furto” da tranquilidade da população. Mesmo assim, o paraibano jamais pensou em deixar Janaúba, por se considerar um autêntico gorutubano.

O orgulho de “seu” Chico da Padaria é ter proporcionado aos filhos uma vida digna, principalmente em ter incentivado cada filho a estudar. E a motivação do casal dona Maria do Rosário e 'seu” Chico teve resultados positivos, pois hoje na família existem professoras, agricultores, bancários, enfim, uma família bem estruturada. Isso, segundo “seu” Chico, é o reflexo do valor familiar que ele e a esposa tem disponibilizado aos filhos.

Aposentado e com dedicação aos netos, “seu' Chico dizia que pretendia viver até quando Deus permitir, mas num tom de brincadeira diz que não queria ficar velho. Ao lado da esposa, 'seu” Chico demonstrava vaidade e cuidado com a saúde. Até pouco tempo, o casal realizava caminhada e até adquiriu um aparelho para o exercício das pernas. Dona Maria do Rosário e “seu” Chico até travavam uma disputa para ver quem tinha melhor desempenho na mini academia. Quem perdia, recebia o carinho por parte de quem vencia, e vice-versa.

O jeito feliz e brincalhão de “seu” Chico contagiava as pessoas que rapidamente se aliavam à alegria proporcionada por esse paraibano que veio e ficou por 60 anos em Janaúba.

Comentários

Unknown disse…
Perda lastimável. Que Deus conforte seus familiares e o dê um bom lugar em sua glória. Excelente pai, amigo e um Tio o qual eu admirava e respeitava muito.

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS