Faculdades FUNORTE JANAÚBA Somos referência... (38) 998776968 (38)99878-5360 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Bairro São Vicente, Janaúba/MG.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
NOITE DE APUROS NO SISTEMA HOSPITALAR DE JANAÚBA, UTI PARA A COVID-19 FICOU LOTADA E UM PACIENTE EM SITUAÇÃO GRAVE FALECEU
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Um paciente teve melhora
e deixou a UTI; a ocupação das UTIs para o novo coronavírus era de 50% na manhã
deste sábado
Hospital aumentou de 5
para 6 leitos de UTIs destinados especificamente para casos graves da Covid-19
São em torno de 20 leitos, com baixa ocupação, para pacientes com suspeitas e confirmados com o novo coronavírus em situação não grave
Cidade aguarda liberação
pelo Governo para equipar e autorizar o funcionamento no Hospital Regional de
mais leitos de UTIs para casos graves da Covid-19
Foto Oliveira Júnior
Hospital Regional de Janaúba: região da Serra Geral, no Norte de Minas.
Imagem de Oliveira
Júnior
Médico Douglas Silveira Freire, Diretor Técnico do Hospital Regional de
Janaúba, relata ao site do jornalista Oliveira Júnior sobre a situação da
ocupação máxima das UTIs destinadas para os casos graves da Covid-19.
JANAÚBA (por Oliveira
Júnior) – O sistema hospitalar da região da Serra Geral, no Norte de Minas,
passou por momento de angústia na noite dessa sexta-feira, dia 5 de junho, e
madrugada de hoje, sábado. Isso porque houve uma demanda de pacientes oriundos
desta e de outras cidades que estariam, segundo o sistema de saúde, com a
Covid-19 e clinicamente em situação grave. Foram quatro internações em pouco
tempo no Hospital Regional de Janaíba o suficiente para ocupar todas as vagas
da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis justamente para os casos
graves do novo coronavírus. Nesse caso, eram 5 vagas e já havia paciente em
tratamento nessa UTI.
Em contato com o site do
jornalista Oliveira Júnior na manhã deste sábado, dia 6, o médico Douglas
Silveira Freire, Diretor Técnico do Hospital Regional de Janaúba, confirmou
essa situação. “Houve a chegada de pacientes ao mesmo tempo com quadro suspeito
e confirmado do novo coronavírus. Todos pacientes (em situação) grave”,
explicou o médico.
Diante desse cenário
preocupante, a equipe médica, demais profissionais e a direção do hospital
providenciaram a adaptação na unidade de saúde e também houve a comunicação do
fato à central de leitos do Norte de Minas. Em meio a essa situação, um
paciente de 91 anos que estava em estado grave e, de acordo com o sistema de
saúde, com o sintoma da Covid-19 veio a falecer.
Definido como referência
para atendimento de pacientes que tenham contraído a Covid-19, numa área de 15
municípios e uma população estimada de 300 mil habitantes, o Hospital Regional
de Janaúba teve esse momento de preocupação entre a noite de ontem e a
madrugada de hoje. Fato que chama a atenção não somente dos profissionais e
funcionários deste hospital, assim como da comunidade regional e das
autoridades governamentais. Há dias e meses que foram feitas solicitações para
a ampliação do número de leitos de UTIs para casos exclusivos do novo
coronavírus, no entanto a solução se esbarra na burocracia.
A inquietação e a busca
por medida proativa em curto espaço de tempo entre a noite dessa sexta-feira e
a madrugada de hoje para que o Hospital Regional pudesse atender os pacientes
com urgência, mesmo com a limitação de vagas, possibilitou duas situações
antagônicas, uma a esperança de recuperação do estado de saúde de um paciente e
a outra a tristeza pela despedida eterna de uma pessoa.
Um paciente que estava em
isolamento em UTI apresentou melhora e foi transferido para outra área seguindo
o tratamento. Com isso, sobrou essa vaga de isolamento em UTI. Sendo assim, entre
a madrugada e a manhã deste sábado, dia 6, a lotação de UTIs para a Covid-19 no
Hospital Regional foi contornada. Segundo o médico Douglas Freire, na manhã de
hoje, sábado, a ocupação da UTI para os casos da Covid-19 era de 50% com três
pacientes sendo assistidos. Isso porque o hospital fez adaptações nas últimas
horas e aumentou de 5 para 6 leitos de UTIs para esses casos.
“A população tem que ter
consciência disso e que é preciso tomar os cuidados, principalmente agora que
aumentaram os casos tanto suspeitas como casos leves, moderados e graves”,
declarou o diretor técnico do Hospital Regional, médico Douglas Freire, em
entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior. Ele cita ainda que no
Hospital Regional há um setor com aproximadamente 20 leitos destinados, até então,
para o tratamento de pacientes com suspeita ou que estejam com o novo
coronavírus, mas que não sejam casos graves. Nesse setor a taxa de ocupação é
baixa.
Com relação aos 5 leitos
(agora são 6) de UTIs exclusivos para casos graves da Covid-19, o site do
jornalista Oliveira Júnior que os mesmos estão em funcionamento há vários dias,
apesar de que o governo ainda não disponibilizou o recurso financeiro para a
manutenção desse setor específico, inclusive com a necessidade da contratação
de profissionais (médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem) para evitar a
sobrecarga da equipe do hospital com atribuições em outros setores dessa
unidade de saúde. A expectativa é de que esse aporte financeiro governamental
seja disponibilizado o mais breve possível, uma vez que o funcionamento dessas
UTIs teria sido avalizado pelo próprio governo.
Outra decisão governamental
que precisa ser agilizada é quanto a liberação de recursos para equipar e autorizar
o funcionamento no Hospital Regional de Janaúba de mais leitos de UTIs para
casos graves da Covid-19, já que essa unidade de saúde é referência para
atendimentos de pacientes da região da Serra Geral de Minas composta de 15
municípios, onde, nos últimos dias tem aumentado os casos suspeitos e
confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Além disso, o fato
ocorrido na noite dessa sexta-feira, dia 5, comprova que, caso não haja a
brevidade em medidas preventivas, o problema poderá ser mais agravante.
Misericórdia! Esse prefeito irresponsável ainda permite abertura de bares, quanta imprudência, ignorância,coloca em risco a vida da população para atender meia dúzia de butequeiro,onde está a justiça?
Fotos CB, Samu e rede social Acidente na BR-122 em Janaúba, no Norte de Minas, nesta segunda-feira, dia 28 de julho de 2025. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – No início da noite desta segunda-feira, dia 28 de julho, houve um acidente fatal no km 162, na BR-122, no perímetro urbano da cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Um carro bateu num ônibus que transitava em sentido oposto. Cinco pessoas morreram, entre elas duas crianças. Equipes do Samu, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Janaúba estiveram no local. Esse acidente fatal foi chegando na cidade de Janaúba, entre o campus da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o trevo de acesso à estrada para o balneário. Colisão entre um ônibus da empresa Tailongo Transportes e um carro Celta na BR-122. O automóvel transitava no sentido Montes Claros para Janaúba, enquanto que o ônibus vinha de Bom Jesus da Lapa-BA para Belo Horizonte....
Pessoas na cachoeira prestaram socorro até a chegada dos militares do Corpo de Bombeiros de Janaúba, Samu e a Brigada Municipal que auxiliaram no socorro, mas o jovem não resistiu e foi a óbito Foto álbum pessoal Kauan Pereira Alves publicou em sua rede social a foto em que apreciava a Cachoeira Maria Rosa, em Mato Verde, pouco tempo antes de se afogar e depois vir a óbito nesta terça-feira, dia 28 de abril de 2026. Foto álbum pessoal Kauan Pereira Alves. Fotos CB Populares, Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Brigada Municipal socorrem estudante que se afogou em cachoeira em Mato Verde nesta terça-feira, dia 28 de abril de 2026. Adolescente não resistiu e foi a óbito. MATO VERDE (por Oliveira Júnior) – O que seria um dia de lazer, de conhecimento e de interação acabou em tragédia para um grupo de estudantes do município de Taiobeiras, no Norte de Minas. Um adolescente de 16 anos morreu após se afogar na Cachoeira de Maria Rosa, localizada na zona rural de Ma...
Velório no Memorial da Funerária Bom Pastor, na avenida Manoel Atayde Sepultamento será às 17h de hoje, domingo, dia 08 de março, no cemitério Campo da Paz, na margem esquerda da rodovia MG-401, saída de Janaúba para Jaíba Kemio Nardone Kemio Nardone JANAÚBA – Foi com tristeza que recebi na noite desse sábado, dia 7 de março, a informação da partida eterna do jovem Kemio Nardone Souza Silva, filho do casal de amigos Roseane Soares Souza (Rose) e Sílvio da Silva (colega de rádio e comunicação). Aos 30 anos de idade completados em 10 de agosto de 2025, Kemio decidiu por finalizar a sua missão presencial entre nós. Ele não retornou para casa em tempo hábil e a partir daí iniciou a procura por ele. O reencontro foi de maneira triste...já estava sem sinal de vida...uma decisão dele. Lamentável! Jovem com futuro promissor. Conheci ele desde quando nasceu. Que o Nosso Senhor acolhe o Kemio nessa partida eterna. Que o Nosso Senhor dê forças ao colega Sílvio da Silva, à amiga Rose e a...
Foto rede social Homicídio que aconteceu na cidade de Janaúba, no Norte de Minas, na noite deste sábado, dia 25 de outubro de 2025. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um rapaz foi morto na noite deste sábado, dia 25 de outubro, ao ser atingido por disparos de arma momento em que transitava pela rua Salviana Caldas, bairro Boa Vista, região Norte da cidade de Janaúba, situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. O caso foi registrado tanto pelo 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba quanto pela 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba. Henrique Pereira Gomes, de 27 anos de idade, foi encontrado estendido no chão. Ele teria sido alvo de disparos fatais. Um dos tiros acertou o tórax da vítima. Henrique não resistiu e foi a óbito no local desse crime violento. Policiais militares estiveram apurando informações com o intuito em identificar quem efetuou os disparos. Perito da Polícia Civil também foi ao local objetivando a elaboração do laudo pericial a ser aprese...
Foto rede social Local do duplo homicídio ocorrido no final da tarde deste sábado, dia 16 de agosto de 2025, na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil deslocaram para o bairro Ribeirão do Ouro, região Sul da cidade de Janaúba, situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Isso porque no final da tarde deste sábado, dia 16 de agosto, houve crime violento que resultou na morte de duas pessoas. A informação é de que Paulo Henrique Pereira dos Santos, de 32 anos, e Wanderlúcio Pereira Fernandes, de 38 anos, foram assassinados nas imediações de um bar situado na avenida Vereador José Prates, perto de uma igreja. Ainda não se sabe a motivação desse duplo homicídio. Um grupo de suspeitos armados se aproximou e efetuou os disparos fatais. De acordo com informações da polícia, Paulo Henrique morreu sentado numa cadeira e teria sido atingido por mais de 10 disparos. Os tiros ac...
Prefeito de Monte Azul, Saulo Feliciano, lamentou o falecimento do ex-prefeito Alexandre Augusto e informou que decretará luto oficial no município Foto rede social Acidente na BR-122, entre Janaúba e Capitão Enéas, no Norte de Minas, nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2026. Foto Oliveira Júnior Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, então prefeito de Monte Azul, durante reunião de prefeitos realizados em Nova Porteirinha no dia 11 de fevereiro de 2017. Foto rede social Acidente na BR-122, entre Janaúba e Capitão Enéas, no Norte de Minas, nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2026. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Fim de tarde trágico nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, na BR-122, no trecho entre Janaúba e Capitão Enéas, na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Houve a batida entre um caminhão e um automóvel. O ex-prefeito de Monte Azul, Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, morreu nesse acidente. Ele estava com 65 anos de idade e viaj...
Dodô é servidor público da Prefeitura de Janaúba e se encontra internado no Hospital Regional Foto Oliveira Júnior Avelino Rodrigues Filho, o Dodô, então candidato a prefeito, em 1º de setembro de 2016, e momento antes do debate entre os candidatos a prefeito de Janaúba. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O servidor público municipal e ex-vereador Avelino Rodrigues Filho, o Dodô, sofreu um grave acidente no final da tarde desta quinta-feira, dia 26 de março. Ele estava numa motocicleta e fazia manobra para acessar a rodovia BR-122, no perímetro urbano desta cidade situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. De acordo com informações do Samu, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o acidente foi em frente a um condomínio no trecho entre o trevo de acesso à estrada do balneário e o trevo do DER-MG. Houve a batida entre a motocicleta um caminhão que transitava pela BR-122. Com o impacto da batida, o ex-vereador ficou gravemente com fratura na perna esquerda. Avelin...
Fotos CB Homem morre e fica pendurado em árvore ao ser atingido por descarga elétrica devido a ferramenta metálica usada para retirar abacate ter acertada a rede de energia nesta quinta-feira, dia 30 de abril de 2026. NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Fim trágico para um homem de 39 anos na tentativa de recolher frutos na árvore de abacate. Gilliard Ferreira da Silva utilizou uma foice com cabo metálico e, num descuido, atingiu a ferramenta na rede elétrica de média tensão que ocasionou a descarga elétrica provocando queimaduras no corpo da vítima. Esse fato foi na tarde de hoje, quinta-feira, dia 30 de abril, na zona rural de Nova Porteirinha, situado na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Após o trabalho numa área de produção de banana, no assentamento Dom Mauro, o homem decidiu retirar abacate para levar para a sua casa. Gilliard subiu na árvore e com o auxílio de uma face arrancava os frutos. Ao manusear a ferramenta para colher outros frutos houve o descuido e a f...
Walber Oliveira atuou nas rádios Gorutubana e Onda Norte FM, em jornais de Janaúba, dentre eles o Minas Notícia, e era Técnico em Agropecuária Walber é irmão de Gentil Júnior do Banco do Brasil, de Lú Dornelas, Valquíria, Marcos, Luciene, Flávio, Luciana e de Vagner (faleceu em 2 de abril de 2025) Na manhã de hoje, Walber publicou mensagem positiva e saudando o novo mês Velório no Memorial da Funerária Pax Carvalho, em Janaúba Sepultamento no cemitério Campos da Paz, na margem da MG-401, em Janaúba, nesta quinta-feira, dia 2, às 16h; Fotos álbum pessoal Walber Geraldo de Oliveira. JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O mês de outubro inicia com uma informação triste para os meios de comunicação e o poder público de Janaúba. Walber Geraldo de Oliveira faleceu na tarde desta quarta-feira, dia 1º de outubro. Ele estava com 59 anos a poucos dias de completar o 60º aniversário. Walber nasceu em Montes Claros em 19 de outubro de 1965, mas morou e trab...
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um homem foi encontrado morto em sua residência na noite desse domingo, dia 17 de agosto. No corpo da vítima havia uma faca presa. Policiais estiveram no local e constataram a morte de Ednaldo Correia dos Santos, 61 anos de idade, com sinais de violência pelo corpo. Esse fato foi na rua Grão Mogol, no bairro Padre Eustáquio, na cidade de Janaúba, situada na região da Serra Geral, no Norte de Minas. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil registraram o fato. Ainda não se sabe sobre como ocorreu a morte dessa vítima. O laudo pericial da Polícia Civil poderá evidenciar possivelmente quando Ednaldo foi a óbito, uma vez que havia corte no pescoço e o corpo estava em estado de decomposição. A polícia deve intensificar as investigações nesta segunda-feira, dia 18. Ednaldo dos Santos era filho do empreendedor janaubense Joselino Trindade que teve um comércio – restaurante Candelabro – na parte inferior do prédio onde funcionou o Hotel Walmar, no centro...
Comentários