FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA REDUZIU EM MAIS CINCO CENTÍMETROS E COPASA DESCARTA RACIONAMENTO EM JANAÚBA

  • Represa de Janaúba já acumula perda de 30 centímetros de água em duas semanas 
  • Copasa informa que há algum tempo já atuava com a vazão agora limitada pelo Igam 
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nos últimos dois dias houve a redução de cinco centímetros no volume de água na represa do Bico da Pedra o que eleva para 30 centímetros a diminuição de água na barragem em duas semanas. Um ano atrás a situação era adversa, ou seja, duas primeiras semanas de novembro de 2018 houve foi aumento de 13 centímetros no nível de água nessa represa.
Hoje, dia 14 de novembro tem 2,70 metros de água a menos do que na mesma data do ano passado. Dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) apontam que nesta quarta-feira a quantidade de água na barragem do Bico da Pedra se encontrava com 19,87 metros inferiores ao limite para transbordamento.
Na represa formada no rio Gorutuba o nível de água está 1,13 metro acima do chamado “volume morto”, ao atingir esse nível a liberação de água para a irrigação fica suspensa. Portaria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em vigência nesta semana reduziu em 25% a captação de água para a irrigação.
O gerente distrital da Copasa em Janaúba, Jurandir Vieira, informou ao site do jornalista Oliveira Júnior no início da tarde desta quinta-feira, dia 14, que em princípio está descartada a possibilidade de racionamento de água para as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, por considerar que a Copasa há algum tempo já atuava com a vazão agora limitada pelo Igam. Portaria do Igam reduziu, nesta semana, em 20% a captação de água para o consumo da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID