FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

LUTO E PROTESTO NA PRAÇA, EM JANAÚBA: MORADORES ACENDEM VELAS, COLOCAM CRUZES E PANO PRETO DIANTE DOS CORTES DAS ÁRVORES


Fotos rede social
Moradores de Janaúba protestam contra o corte das árvores da praça do centro desta cidade. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Revolta e tristeza. Esse é o sentimento da população de Janaúba diante do corte de árvores na praça Rômulo Sales de Azevedo (a do quiosque da Kibon, do BNB) ocorrido na madrugada e princípio da manhã de domingo, dia 8 de setembro. Foram eliminadas várias árvores, a maioria mangueira inclusive carregadas novamente com frutos.
Fotos rede social
Moradores de Janaúba protestam contra o corte das árvores da praça do centro desta cidade.
Fotos rede social
José Tobias foi quem plantou e cuidou dos pés de manga, que estavam novamente com frutos, de outras árvores, cortadas. Ele também molhava o gramado da praça, porém essa atividade foi interrompida diante do desligamento do registro da água na praça.

O ato de corte das árvores foi autorizado pela Prefeitura de Janaúba alegando que atendeu ao pedido formulado pela Polícia Militar objetivando evitar a obstrução do raio de visão da câmera de vídeo monitoramento, o “olho vivo”. A permissão foi para supressão (corte) e/ou poda. Esse fato é previsto para acontecer em outros locais com a previsão de ocorrer o procedimento em torno de 100 (cem) árvores.
Fotos rede social
Moradores de Janaúba protestam contra o corte das árvores da praça do centro desta cidade.

Na manhã desta quarta-feira, dia 11 de setembro, moradores foram na praça protestar. Eles colocaram velas acesas e cruzes ao lado do que restou das árvores cortadas até quase rente ao chão. Velas, flores e cruzes ocupam os canteiros e o pequeno tronco dos pés de manga e de outras árvores.
No protesto foi usado um pano preto ao redor do canteiro onde, até a noite de sábado, dia 7 de setembro, existia uma árvore. O pano preto simbolizando luto pela “morte” das árvores também foi colocado em árvore em frente a uma agência bancária, na mesma praça.
Fotos rede social
Moradores de Janaúba protestam contra o corte das árvores da praça do centro desta cidade.

Vale ressaltar que a manifestação de repúdio e revolta não é contra a atividade da Polícia Militar e o “olho vivo”, mas sim pelo ato de cortar as árvores as quais, entende a população, poderiam ter sido podadas. Quem mais sente a ausência dessas árvores na praça são alguns idosos que toda manhã e tarde se reuniam debaixo dessas árvores. Agora, sem essas árvores e sem a sombra...a praça ficou vazia, sem os ilustres moradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR