FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA PROTESTA CONTRA MINA DE OURO: NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 26, MOVIMENTO IRÁ COLETAR ASSINATURAS PARA FECHAMENTO DA MINERAÇÃO DE RIACHO DOS MACHADOS

JANAÚBA (por Manoel Freitas) – Janaúba se mobiliza para pedir o fechamento da mina de ouro de Riacho dos Machados. Após a tragédia em Brumadinho, no final de janeiro, que já soma 176 mortos, e denúncias de que a barragem da mineradora do Norte de Minas não oferece segurança, a comunidade quer a desativação do complexo.
A barragem de rejeitos, como mostrou O NORTE na edição da última quarta-feira, é considerada uma bomba-relógio. São mais de 3 milhões de metros cúbicos de resíduos da mineração de ouro armazenados que poderiam atingir várias comunidades do entorno e a barragem de água de Bico da Pedra, responsável pela irrigação de 5.500 hectares do Projeto Gorutuba e pelo abastecimento de 71 mil pessoas em Janaúba.
Na próxima terça-feira, moradores, lideranças comunitárias e ONGs, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Cáritas Brasileira, de religiões de matrizes africanas e pastores evangélicos, promovem ato ecumênico no Centro da cidade, às 18h. O ato também homenageará as vítimas de Brumadinho.
“Será o pontapé inicial para a coleta de assinaturas para que o Ministério Público faça uma Audiência Pública em Janaúba, na qual defenderemos o encerramento das atividades da LeaGold Inc”, afirma a educadora Mônica Brandão, vice-presidente da ONG Ecos do Gorutuba.
Mônica lembrou que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão encaminhou à Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais farta documentação e depoimentos que enumera o não cumprimento, por parte da mineradora, de medidas elementares de segurança.
“Vamos às Cortes Mundiais de Defesa do Cidadão e do Meio Ambiente, porque um desastre poderia ter enormes impactos ambientais, econômicos e sociais, além de colocar em risco a vida de milhares de pessoas”, ressalta.
O ato público contará com a participação do bispo diocesano dom Ricardo Brusati, e envolverá várias pastorais, sindicatos e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).
DENÚNCIAS
A situação levada ao Ministério Público de Minas Gerais e à Procuradoria da República de Montes Claros mostra que a barragem da mina de ouro em Riacho dos Machados possui vários pontos de erosão que contribuem para a insegurança da estrutura.
Além disso, fotografias via satélite reforçam as denúncias feitas pelo Ibama de que a represa não tem proteção vegetal para aumentar a estabilidade.
O consultor Eduardo Gomes, presidente do Instituto Grande Sertão (IGS), a maior ONG do Norte de Minas, disse que acompanha de perto as reuniões dos Comitês das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas, a denúncia do Ibama e a mobilização popular em Janaúba.
Ele argumenta ser preciso “dar prioridade máxima e buscar informações quanto ao grau de poluição do solo e das águas superficiais e freáticas”. “O risco de contaminação é alto pela concentração de metais pesados no solo escavado e processado, de modo que o monitoramento deve ser rigoroso e auditável”, pondera.
A reportagem tentou contato telefônico com a assessoria de comunicação da LeaGold e com quatro de seus assessores. Os primeiros contatos foram feitos com Luiz Fregadoli, gerente de Meio Ambiente, e Naíra Sanna, que falou em nome da mineradora na reunião do Comitê em Montes Claros. Também foram procurados Marco Antônio Fernandez e Christiane Delgado. Entretanto, até o fechamento da edição, não recebemos retorno. (Fonte: jornal O Norte, dia 23 de fevereiro de 2019)

Comentários

Unknown disse…
A cidade está cheia de problemas reais e daí vai protestar por algo que nem tem comprovação científica!
Isso é uma vontade de aparecer muito grande!
Protesrem por algo real! Por um prefeito de verdade na cidade, por exemplo.

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS