FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

JANAÚBA PROTESTA CONTRA MINA DE OURO: NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 26, MOVIMENTO IRÁ COLETAR ASSINATURAS PARA FECHAMENTO DA MINERAÇÃO DE RIACHO DOS MACHADOS

JANAÚBA (por Manoel Freitas) – Janaúba se mobiliza para pedir o fechamento da mina de ouro de Riacho dos Machados. Após a tragédia em Brumadinho, no final de janeiro, que já soma 176 mortos, e denúncias de que a barragem da mineradora do Norte de Minas não oferece segurança, a comunidade quer a desativação do complexo.
A barragem de rejeitos, como mostrou O NORTE na edição da última quarta-feira, é considerada uma bomba-relógio. São mais de 3 milhões de metros cúbicos de resíduos da mineração de ouro armazenados que poderiam atingir várias comunidades do entorno e a barragem de água de Bico da Pedra, responsável pela irrigação de 5.500 hectares do Projeto Gorutuba e pelo abastecimento de 71 mil pessoas em Janaúba.
Na próxima terça-feira, moradores, lideranças comunitárias e ONGs, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Cáritas Brasileira, de religiões de matrizes africanas e pastores evangélicos, promovem ato ecumênico no Centro da cidade, às 18h. O ato também homenageará as vítimas de Brumadinho.
“Será o pontapé inicial para a coleta de assinaturas para que o Ministério Público faça uma Audiência Pública em Janaúba, na qual defenderemos o encerramento das atividades da LeaGold Inc”, afirma a educadora Mônica Brandão, vice-presidente da ONG Ecos do Gorutuba.
Mônica lembrou que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão encaminhou à Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais farta documentação e depoimentos que enumera o não cumprimento, por parte da mineradora, de medidas elementares de segurança.
“Vamos às Cortes Mundiais de Defesa do Cidadão e do Meio Ambiente, porque um desastre poderia ter enormes impactos ambientais, econômicos e sociais, além de colocar em risco a vida de milhares de pessoas”, ressalta.
O ato público contará com a participação do bispo diocesano dom Ricardo Brusati, e envolverá várias pastorais, sindicatos e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).
DENÚNCIAS
A situação levada ao Ministério Público de Minas Gerais e à Procuradoria da República de Montes Claros mostra que a barragem da mina de ouro em Riacho dos Machados possui vários pontos de erosão que contribuem para a insegurança da estrutura.
Além disso, fotografias via satélite reforçam as denúncias feitas pelo Ibama de que a represa não tem proteção vegetal para aumentar a estabilidade.
O consultor Eduardo Gomes, presidente do Instituto Grande Sertão (IGS), a maior ONG do Norte de Minas, disse que acompanha de perto as reuniões dos Comitês das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo de Minas, a denúncia do Ibama e a mobilização popular em Janaúba.
Ele argumenta ser preciso “dar prioridade máxima e buscar informações quanto ao grau de poluição do solo e das águas superficiais e freáticas”. “O risco de contaminação é alto pela concentração de metais pesados no solo escavado e processado, de modo que o monitoramento deve ser rigoroso e auditável”, pondera.
A reportagem tentou contato telefônico com a assessoria de comunicação da LeaGold e com quatro de seus assessores. Os primeiros contatos foram feitos com Luiz Fregadoli, gerente de Meio Ambiente, e Naíra Sanna, que falou em nome da mineradora na reunião do Comitê em Montes Claros. Também foram procurados Marco Antônio Fernandez e Christiane Delgado. Entretanto, até o fechamento da edição, não recebemos retorno. (Fonte: jornal O Norte, dia 23 de fevereiro de 2019)

Comentários

Unknown disse…
A cidade está cheia de problemas reais e daí vai protestar por algo que nem tem comprovação científica!
Isso é uma vontade de aparecer muito grande!
Protesrem por algo real! Por um prefeito de verdade na cidade, por exemplo.

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS