FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

MORRE O PECUARISTA DEZINHO DIAS, FUNDADOR DO FRIGORÍFICO DE JANAÚBA

Foto Agência Nitro
Dezinho Dias, fundador do Frigodias, primeiro frigorífico de Janaúba.
MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior e Stênio Aguiar) – Faleceu na tarde desta terça-feira, dia 2 de janeiro, o fazendeiro e produtor rural José da Conceição Soares Dias, o Dezinho Dias, fundador do Frigodias, primeiro frigorífico de Janaúba. Ele sofreu uma parada cardíaca e se encontrava internado na Santa Casa de Montes Claros, onde veio a falecer nesta tarde.
Dezinho Dias estava com 87 anos e era um dos empresários e pecuaristas atuantes do Norte de Minas. Ele nasceu no dia 21 de fevereiro de 1930 em Vaca Brava, município de Francisco Sá. Em dezembro de 2015 em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, Dezinho Dias teria dito que o Frigodias, indústria frigorífica instituída pela sua família, seria implantado em Francisco Sá, contudo decidiu pela cidade de Janaúba diante da logística e facilidade em receber o gado.

Foto Márcia Vieira
Dirceu Martins, do Senar Minas; Ricardo Quadros, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros; deputada federal Raquel Muniz; Roberto Simões, presidente da Faemg; José Luiz Veloso Maia, presidente da Sociedade Rural de Montes Claros; José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba e da Aspronorte; e o produtor rural Dezinho Dias.
Ele disse ainda, dois anos atrás, que a preferência por Janaúba em instalar o Frigodias foi diante da solicitação das lideranças, dentre elas o ex-prefeito e ex-deputado Adelino Pereira Dias. “O Adelino trouxe relevantes benefícios, inclusive o frigorífico (Frigodias), que era para ser em Francisco Sá, ele foi um dos que pediram que a unidade industrial fosse implantada em Janaúba e colaborou totalmente na vinda do frigorífico, inclusive facilitou a aquisição do terreno onde foi construída unidade frigorífica”, disse Dezinho ao site do jornalista Oliveira Júnior no dia 9 de janeiro de 2015 durante o velório do Adelino Pereira.
Foto Agência Nitro
José da Conceição Soares Dias, o Dezinho Dias: líder da agropecuária do Norte de Minas.
Em julho de 2016, Dezinho Dias foi homenageado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e diretor da Faemg, José Aparecido Mendes Santos, lamentou o falecimento de Dezinho Dias. “Dezinho Dias era um produtor visionário e teve fundamental contribuição para o fortalecimento da pecuária do Norte de Minas ao implantar o frigorífico em Janaúba que é considerado, na atualidade, uma das mais importantes unidades frigoríficas do Brasil e com aceitação internacional. Perdemos um grande líder que nos deixado um significante legado”, disse José Aparecido.
Foto Agência Nitro
Presidente da Faemg, Roberto Simões, e o ex-diretor financeiro da Faemg, Dezinho Dias, recebendo a Medalha Mérito Rural em 2016.
O Frigodias foi instalado em Janaúba no início dos anos 80 e no final daquela década a empresa foi repassada ao grupo Kaiowa que o administrou por uma década e, devido às dificuldades financeiras, paralisou as atividades. O frigorífico de Janaúba – idealizado por Dezinho Dias – voltou a funcionar recentemente através do empenho da diretoria do Sindicato Rural de Janaúba facilitando o investimento do grupo Minerva que mantém a unidade frigorífica gorutubana em atividade.
Dezinho Dias foi presidente da Sociedade Rural de Montes Claros nos anos 60. Reportagem do jornalista Stênio Aguiar, então no jornal Gazeta Norte Mineira, informava que Dezinho se tornou um empreendedor na pecuária aos 19 anos quando assumiu a administração das empresas da família diante da morte do pai.
Ele conseguiu a padronização da pesagem do boi gordo na região que passou a ter o desconto apenas de 50% do peso vivo e não mais dez quilos excedentes. Dezinho Dias também presidiu o Sindicato Rural de Montes Claros e foi diretor financeiro da Faemg, entidade que lhe concedeu a Medalha de Mérito Rural, em 7 de julho de 2016, Dia do Produtor Rural Mineiro.
“É preciso enaltecer esses heróis silenciosos, que cumprem com imensa competência sua missão de produzir alimentos com qualidade, e que seguram a economia de nosso estado”, destacou o presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, ao entregar a honraria a Dezinho Dias.
O velório acontece na capela da Santa Casa e o sepultamento será nesta quarta-feira, dia 3, às 16h, em Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID