FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PROFESSOR DEFENDE A AÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA PARA CONTER A VIOLÊNCIA EM JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Até pouco tempo não passava de uma dezena os casos de assassinatos no município de Janaúba, na região da Serra Geral de Minas. No entanto, nos últimos anos o índice referente a esse crime violento deu um grande salto que vem assustando a população. Levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, do Jornal da Serra Geral e do jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM aponta que em 2012 ocorreram 33 homicídios, no ano passado bateu novo recorde: 47 assassinatos. Em sete meses de 2016 já ocorreram 24 mortes de maneira cruel em Janaúba, correspondente a 51,06% dos casos registrados no ano anterior, média de um crime por semana.
A cada deslocamento do veículo da funerária com o corpo de vítima da criminalidade aumenta o temor da população pela explosão da violência no município. Famílias com pessoas, principalmente jovens, envolvidas no mundo do crime e até juradas de morte, ficam aflitas ao tomarem conhecimento de que o número de homicídio aumenta. “Não é uma situação irreversível. A cidade pode e deve reagir”, disse o sociólogo Luiz Flávio Sapori, que já foi secretário adjunto de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.
Foto Rafah
O sociólogo Luiz Flávio Sapori explana para a comunidade de Janaúba sobre ações para conter os índices de criminalidade.
Ele esteve em Janaúba no dia 17 de junho, ocasião em que participou de um seminário sobre as causas e consequências da violência e definição de soluções para que a população viva em paz. Luiz Sapori enalteceu a iniciativa do Movimento Janaúba Viva: A Vida Vale Mais quanto à realização do seminário. Professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUC Minas, Luiz Sapori declarou que esse seminário é um bom começo em busca de alternativas concretas as quais envolvem de imediato uma articulação maior da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Poder Judiciário, do Ministério Público.
Segundo ele, é fundamental identificar os principais homicidas e assaltantes que estão atuando no município. Em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, à Rádio Cidade 94,5 FM e ao Jornal da Serra Geral, Sapori citou que o gestor público deva assumir o compromisso com a prevenção social, com projetos para a juventude em situação vulnerabilidade, com as famílias desestruturadas. Para o sociólogo, os projetos junto aos jovens devem ser direcionados no sentido de evitar que os adolescentes entrem para o tráfico de drogas, que ao lado da impunidade, é a principal causa da violência.
FAMÍLIA É FUNDAMENTAL
O Bispo da Diocese de Janaúba, Dom Ricardo Guerrino Brusati, disse que é possível conter a violência através de ações unificadas sobretudo no comprometimento familiar e no amor ao próximo. O pronunciamento do líder religioso foi no referido seminário que contou com a participação do professor e padre Antônio Alvimar Souza, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Para o professor Antônio Alvimar, a família é uma instituição fundamental na prevenção da violência por ser o ambiente propício para a formação de valores. Na concepção dele, a família tem que manter a interação com a escolas e com outras instituições importantes na moldagem do caráter e da personalidade humana.
Ao abordar a temática “o papel da comunidade na busca pela paz”, professor Antônio Alvimar citou que a paz é uma construção que passa pelas mãos de todos nós. O educador ainda explanou sobre a participação da família e dos meios de comunicação no que tange ao combate à criminalidade.
Mestre em Filosofia Contemporânea, pela UERJ, e doutor em Ciências Humanas – História Social, pela Universidade de São Paulo (USP), professor Antônio Alvimar comentou que há uma visão equivocada de que a tranquilidade prevaleça diante dos atos punitivos e das prisões. "O encarceramento não é a melhor solução para a correção da pessoa humana. Até porque esse sistema é uma forma precária da pessoa se vê longe do problema por algum tempo. A melhor forma é a educação por uma cultura de paz", mencionou o professor Antônio Alvimar em entrevista ao site do jornalista Oliveira Júnior, à Cidade 94,5 FM e ao Jornal da Serra Geral.
Representantes de instituições e dos segmentos sociais de Janaúba debateram e formalizaram estratégias quanto aos desafios e soluções por uma comunidade mais tranquila numa perspectiva de médio e longo prazos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA