FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

ALERTADOS POR ZÉ APARECIDO, DEPUTADOS VIRÃO VÊ O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO PROJETO GORUTUBA

Foto William Dias/Alemg
José Aparecido Mendes, na frente, e outros representantes de produtores rurais na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vazamento de água nos canais de irrigação no Projeto Gorutuba, fato esse que ocorre há anos e cuja reparação pelo governo demorou a ser feita e mesmo assim está lenta e com possibilidade de paralisação, está comprometendo a fruticultura irrigada e que já é previsto prejuízo incalculável para o desenvolvimento econômico e social da região da Serra Geral de Minas, principalmente dos municípios de Janaúba e de Nova Porteirinha onde está esse projeto de irrigação.
Esse relato foi feito pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, durante a audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada na tarde de quarta-feira, dia 15 de abril, no plenário principal da assembleia, em Belo Horizonte. O encontro reuniu aproximadamente 500 representantes de sindicatos rurais, deputados estaduais e lideranças do agronegócio mineiro.
RACIONAMENTO AMPLIADO NA IRRIGAÇÃO
O líder janaubense disse que diante da seca e da redução do volume de água na barragem do Bico da Pedra, onde é feita a captação para a irrigação, é constatada a redução da área de plantio de frutas, tendo a banana como predominância. A área de 5 mil hectares de fruticultura no Projeto Gorutuba caiu vertiginosamente o que também provoca a diminuição de produção e produtividade. 
Foto Rafael Motta/Faemg
José Aparecido Mendes com colegas diretores da Faemg e deputados estaduais momento antes da audiência pública na Assembleia Legislativa.
Na audiência pública transmitida pela TV Assembleia, José Aparecido levou ao conhecimento das autoridades e do povo mineiro que devido à seca, a irrigação em Nova Porteirinha e em Janaúba ocorre atualmente em três dias e meio por semana e a previsão é de que a partir de junho o plantio receberá água apenas em dois dias e meio por semana. Um dos motivos que levou a essa medida é o desperdício de água pelos canais construídos há mais de 30 anos que apresentam rachaduras e chegam a causar perdas de 40% a 50%.
CRISE HÍDRICA É ASSUSTADORA
O pronunciamento de José Aparecido chamou atenção das lideranças ruralistas e políticas. Para Hermógenes Vicente Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, é preciso que haja uma visita à região de Janaúba para, de fato, conhecer a crise hídrica. Sacramento fica na região do Triângulo mineiro onde o clima é adverso do Norte de Minas.
Quem também destacou o relato do presidente do Sindicato de Janaúba foi o deputado estadual Fabiano Tolentino, presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia. Ele se prontificou a programar uma visita dos deputados dessa comissão à Janaúba, mais precisamente ao Projeto Gorutuba para averiguar o drama dos fruticultores e o descaso do governo quanto à imediata solução do problema. A comissão de deputados também poderá ir ao Projeto Jaíba. A data será definida nos próximos dias.
LAVOURA COM PERDA DE 100%
O presidente do Sindicato Rural de Janaúba explicou aos deputados e lideranças que a agricultura e a pecuária do Norte de Minas e do Jequitinhonha acumulam perda de mais de 70% da capacidade das pastagens e com 100% de perdas na produção agrícola em diversas culturas, caso do milho, sorgo e feijão.
Nos últimos 4 anos e 3 meses a diretoria do Sindicato Rural de Janaúba juntamente com a Associação dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Jequitinhonha (Aspronorte), entidade da qual José Aparecido também é presidente, lutou arduamente para reabrir o único frigorifico do Norte de Minas, instalado em Janaúba. A unidade está em funcionamento desde outubro passado com abate diário de 400 cabeças de bovinos gerando 400 empregos diretos e 1.200 indiretos. José Aparecido alerta para o fato de que quase 50% dos bovinos do Norte de Minas e do Jequitinhonha estão sendo vendidos para outros estados, principalmente São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que irá prejudicar o abastecimento de matéria prima para manter o frigorifico funcionando. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA