Álbum de família
Francisco de Paula Salviano e Enestina de Paula.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um século de vida. Essa marca é atingida hoje, domingo, dia 1º de janeiro de 2012, pelo janaubense Francisco de Paula Salviano. Neste primeiro dia do novo ano o “seu” Francisco Salviano completa exatos 100 anos, mais da metade vividos em Janaúba.
O site do Jornalista Oliveira Júnior (www.oliveirajunior2.blogspot.com) e o Jornalismo da Onda Norte 103,9 FM apuraram que, nascido no Rio de Janeiro, Francisco de Paula Salviano deixou o estado fluminense e veio para Janaúba, em 1943. Naquela época, Janaúba era o distrito de Gameleira, que pertencia ao município de Francisco.
Impulsionado pelo emprego e também em conhecer parte do Brasil, o carioca Francisco saiu do Rio de Janeiro e fincou estadia no povoado onde cinco anos mais tarde se tornaria a cidade de Janaúba. Conforme apurações do site do Jornalista Oliveira Júnior, ele veio para o Norte de Minas com o intuito de trabalhar na Estrada de Ferro Central do Brasil que executava o ramal ferroviário de Montes Claros para Monte Azul, passando pelo distrito de Gameleira (hoje Janaúba).
O carioca Francisco Salviano contribuiu com o desenvolvimento da região e também de Janaúba, de onde não mais quis sair. A permanência de Francisco Salviano lhe garantiu a constituição da união matrimonial com Enestina Maria de Paula com quem está casado há 60 anos. Eles completam as Bodas de Diamante.
Desse casamento com Enestina, Francisco teve 14 filhos – um natimorto e outro que faleceu na idade adulta – e atualmente 12 filhos convivem com o centenário Francisco Salviano que se orgulha de ter a família constituída ainda por 17 netos e 5 bisnetos.
Ao completar mais um ano de vida, o centenário Francisco de Paula Salviano se diz feliz por ter contribuído com o desenvolvimento de Janaúba (que completou 63 anos de emancipação político-administrativa no dia 27 de dezembro de 2011).
Comentários