Foto Divulgação
Presidente da Aspronorte, José Aparecido Mendes, e Elmiro Nascimento, secretário de Agricultura de Minas Gerais.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A desativação dos frigorificos de Janaúba e de Teófilo Otoni, no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha respectivamente, tem inquietado as lideranças dessas duas regiões de Minas Gerais. E o assunto será pauta da reunião da Associação dos Sindicatos de Produtores Rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Aspronorte) que será realizada na cidade de Araçuaí, na próxima sexta-feira, dia 11, às 11h.
De acordo com o presidente da Aspronorte, José Aparecido Mendes Santos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, o fechamento das unidades frigoríficas causa transtornos sociais e financeiros, além de enfraquecer a agropecuária das duas regiões.
No encontro com lideranças rurais e políticas, em Araçuaí, haverá a apresentação de proposta de parceria que já vem sendo discutida pelo presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, com a diretoria geral e jurídica da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg) para juntamente com a Juíza de Direito, em São Paulo, que trata da massa falida do Kaiowa viabilizar a reabertura do frigorífico de Janaúba.
O ruralista José Aparecido Mendes, presidente da Aspronorte e do Sindicato Rural de Janaúba, também solicita da Faemg gestão visando a reativação do frigorífico de Teófilo Otoni que foi fechado recentemente pelo grupo Friboi.
A reunião da Aspronorte ocorrerá na Câmara Municipal de Aracuaí e contará com as participações de fazendeiros, agricultores, políticos, empresários e lideranças de classe do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas. Haverá a proposta de criação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha (Codenorte), que será o órgão principal de articulação das políticas privadas e públicas de atenção ao desenvolvimento regional na agropecuária.
Comentários