Foto Oliveira Júnior
Pacientes de Nova Porteirinha são assistidos pelos profissionais da área de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A secretaria de Saúde de Nova Porteirinha desenvolve ações de assistência aos pacientes diabéticos do município. Atualmente estão cadastrados na secretaria 31 moradores na faixa etária dos 40 aos 80 anos de idade com Diabetes mellitus.
Ao realizar o perfil glicêmico e terapêutico de pacientes diabéticos do município de Nova Porteirinha, a farmacêutica Cleuzane Ribeiro de Almeida Menezes constatou que a prevalência de diabete em Nova Porteirinha foi acima da média nacional. No Brasil, 7,6% da população é diabética. Em Nova Porteirinha verificou-se que 13,7% da população teriam diabete.
Cleuzane Menezes realizou o levantamento em conjunto com Josciane Aparecida de Araújo Antunes, durante o curso superior de Farmácia. O estudo consistiu-se na coleta dos dados armazenados no laboratório público de análises clínicas e junto à farmácia básica do município de Nova Porteirinha com uma amostra da população urbana e rural atendida no período de julho de 2009 a junho de 2010.
Avaliou-se 1.656 resultados de indivíduos que realizaram exames de glicemia sangüínea pela metodologia enzimática colorimétrica da glicose oxidase. “Concluímos que é necessário investir na prevenção do diabete buscando a identificação precoce dos casos”, disse.
Diabetes mellitus é uma doença causada pela alta taxa de glicose no sangue que ocorre devido a ausência ou ineficiência de insulina. Tem como principais conseqüências graves problemas visuais e renais, reduzindo a qualidade de vida e aumentando a morbi-mortalidade.
Comentários