IBIRACATU (por Rozilda Amorim) – O Circuito Nacional de Exibição, mostra itinerante Revelando os Brasis, chega à cidade de Ibiracatu, no Norte de Minas, amanhã, sábado, dia 16 de julho, para apresentação do vídeo “Ô Casamento”, de Rozilda Amorim, moradora selecionada pela quarta edição do projeto.
A ficção conta a história de Zé Seboso, que fez um trato com um rico fazendeiro para se casar com Rosinha, a caçula. Na hora do casamento, no entanto, descobre que vai se casar com Maria Lindeza, a filha mais velha. O vídeo será apresentado às 20h, na Praça José Fagundes, em Ibiracatu.
A sessão contará com uma tela de cinema medindo sete metros de altura por nove de largura e duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a plateia. Além do vídeo feito em Ibiracatu, o público assistirá a outras três obras audiovisuais mineiras que integram a edição do projeto: “O Homem, a Pedra e a Lida”, de Eduardo Lobato, de Papagaios; “Três Choros pela Minha Morte”, de Iole Miranda Castro, de Jaguaraçu; e “O Mundo é Pequeno”, de Frederico Lacerda, de Recreio.
Roteiro, direção e produção: Rozilda Amorim
Ibiracatu - MG
Nasceu em 1973. Formada em Ciências Contábeis.
Professora e Servidora Pública
Ô Casamento
Ficção: Zé Seboso tratou o casamento com Rosinha, filha de um rico fazendeiro. Na hora da cerimônia, no entanto, descobre que vai se casar com Maria Lindeza, a filha mais velha, já que, segundo as tradições, filha mais nova não se casa antes da mais velha.
Ao todo, 40 vídeos feitos a partir de histórias contadas por moradores de pequenas cidades brasileiras fazem parte do circuito, que poderá ser acompanhado através do site www.revelandoosbrasis.com.br. A realização é do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
O circuito visitará 56 cidades, passando por todas as regiões brasileiras, durante 45 dias. As sessões têm entrada gratuita. A mostra foi lançada no dia 16 de junho, em Itambé, no Paraná, e seguirá até 31 de julho, em Gilbués, no Piauí. Em Minas Gerais, a mostra percorrerá as cidades de Ibiracatu (16/07); Papagaios (19/07); Belo Horizonte (21/07); Jaguaraçu (22/07); e Recreio (25/07).
Comentários