SUCESSÃO MUNICIPAL
A enquete realizada pelo meu blog (oliveirajunior2.blogspot.com) e publicada nesta coluna referente aos prováveis candidatos a prefeito de Janaúba teve como finalidade obter uma análise jornalística com relação ao quadro político no município. Indiferentemente do resultado, nota-se que, na eleição majoritária do ano que vem, haverá a polarização entre dois candidatos – o da situação e o da oposição – mesmo que tenha mais candidatos a prefeito.
SUCESSÃO MUNICIPAL II
Acredito que a tendência política de Janaúba apontará a aproximação entre o prefeito José Benedito (PT) e o ex-prefeito Dimas Rodrigues (PMDB), onde, num cenário, José Benedito candidataria a reeleição com alguém do PMDB de vice, ou, no segundo cenário, Dimas seria candidato a prefeito com um petista de vice.
SUCESSÃO MUNICIPAL III
Pelo lado da oposição a expectativa é de que a candidatura a prefeito seja dominada pelo PSDB. A ex-deputada Elbe Brandão (PSDB) e o ex-prefeito Ivonei Abade (PSDB) são os principais nomes para essa disputa que ainda conta com os nomes do presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes (sem partido) e do vice-prefeito Valério Dias (PPS). Acredito que a definição dessa chapa terá o aval do senador Aécio Neves e do governador Antônio Anastasia, ambos do PSDB. Os tucanos demonstram interesse em retomar o poder, em Janaúba, e, para isso, é necessário que as alas de Brandão e Abade voltem a se unir. E o governador já iniciou a aglutinação tucana de Janaúba ao indicar Ivonei Abade e aliados para cargos no governo do Estado, onde Elbe dominou por oito anos e conseguiu eleger o marido a deputado estadual. Diante disso, Ivonei e Elbe podem compor a mesma chapa ou então um dos dois ser candidato a prefeito com o vice-prefeito indicado pelo outro. Se isso prevalecer, é bem provável que haverá uma espécie da reedição da sucessão municipal de 1988 quando Dimas disputou contra Edilson Brandão, pai de Elbe. Na ocasião, Dimas (Milton Araújo de vice) venceu. Porém, quatro anos depois, em 1992, Edilson Brandão foi eleito ao derrotar o candidato apoiado por Dimas.
Comentários