JANAÚBA (por Ana Clara Otoni) – A Polícia Federal prendeu nessa segunda-feira, dia 11 de abril, um chinês em Montes Claros, no Norte de Minas, por transporte ilegal de matéria prima. O turista estava com 160 kg de cristal em um carro, com outros dois amigos chineses. Os turistas seguiam da Bahia para Belo Horizonte, quando o veículo deles foi barrado por políciais federais na BR-135, na altura de Montes Claros.
Os chineses não falam português e precisaram chamar um amigo - também chinês, mas com residência fixa em Sete Lagoas - para ser intérprete do trio. A carga que eles conduziam era de pedra bruta, de acordo com um escrivão da Polícia Federal de Montes Claros. “Os outros dois homens disseram não ter nada a ver com as pedras. O chinês que comprou os cristais disse que achou a pedra bonita e quis comprar para dar de presente a um amigo”, afirmou o escrivão.
O turista afirmou aos policiais ter feito a compra da pedra em uma feira na Bahia e que o vendedor teria o convencido a levar todo o estoque. O chinês pagou uma fiança de R$ 1.250 e foi liberado. Os turistas vieram da China há dois meses e, segundo afirmaram aos policiais, estão no Brasil a passeio. As pedras apreendidas serão encaminhadas pela Polícia Federal ao órgão ambiental competente.
Comentários