FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA
Foto Oliveira Júnior 24/04/2014
Joaquim José dos Santos em 24 de abril de 2014.
JANAÚBA (por Oliveira
Júnior) – A cidade de Janaúba amanheceu neste sábado, dia 27 de setembro, com a
notícia do passamento do produtor rural e líder político Joaquim José dos
Santos que não resistiu à enfermidade e faleceu no final da noite dessa sexta-feira,
dia 26, na véspera do seu aniversário. Joaquim José nasceu em 27 de setembro de
1933 e concluiu a sua missão a poucos minutos de completar 92 anos de idade.
O senhor Joaquim José prestou relevantes serviços à comunidade de Janaúba e atuou com dignidade e efetividade as atribuições de legítimo representante do povo deste município.
Foto Oliveira Júnior 27/12/2014
Joaquim José dos Santos foi presidente da Câmara Municipal de Janaúba em 1970.
Jeito simples e prestativo, Joaquim José decidiu encarar as urnas e se candidatou a vereador em 1966. Foi escolhido pela população para ocupar uma das cadeiras na Câmara Municipal de Janaúba. Em 31 de janeiro de 1967 foi a posse e Joaquim José estava lá assumindo o compromisso de legislador. Nessa eleição ele foi o candidato a vereador mais votado no município e em 1970 foi presidente do Legislativo janaubense. Exerceu o mandato com determinação e deixou a sua contribuição na condição de vereador e um legado de responsabilidade e representatividade.
Foto Oliveira Júnior
Há 10 anos a Câmara Municipal de Janaúba prestou homenagem ao Joaquim José dos Santos pelos serviços prestados como presidente do Legislativo janaubense.
Juntamente com um grupo de produtores rurais, representantes de segmentos da sociedade e líderes da comunidade, Joaquim José se empenhou pela instituição e implantação de uma unidade hospitalar em Janaúba. Ele foi fundador do hospital Funrural, entidade constituída em sua maioria por produtores rurais. Pouco tempo depois o Funrural foi transformado em Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan).
Foto Oliveira Júnior
Padre José Antista, o ex-prefeito José Custódio Mendes, o Zica, e o ex-vereador Joaquim José dos Santos fizeram parte da primeira diretoria do hospital Funrural/Fundajan. Aqui os três “Josés” em 2014. Todos três já partiram eternamente.
Além de fundador, Joaquim José foi o primeiro presidente da Fundajan, entidade mantenedora do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Hospital da Fundajan. A Fundajan está com 51 anos de atividade. Em 24 de abril de 2014, nas comemorações dos 40 anos da Fundajan, Joaquim José foi homenageado pelos serviços prestados na primeira diretoria do hospital. Naquela ocasião foi inaugurada no Hospital da Fundação a Central de Esterilização de Equipamentos (CME) Joaquim José dos Santos.
Foto Oliveira Júnior
Em 27 de dezembro de 2014 homenagem aos presidentes da Câmara Municipal de Janaúba, dentre eles o Joaquim José dos Santos, o segundo da esquerda para a direita na foto.
Num dos momentos dessa solenidade, que aconteceu onze anos atrás, Joaquim José reencontrou os velhos amigos e companheiros da primeira diretoria, dentre eles o ex-deputado estadual Adelino Pereira dias (então prefeito), Isaías Gonçalves Dias (então vice-prefeito e presidente do Sindicato Rural), José Custódio Mendes, o Zica (então presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito e ex-vice-prefeito), pelo Padre José Antista que representava a Igreja no Conselho do Funrural/Fundajan.
Foto Oliveira Júnior
Padre José Antista, José Custódio Mendes o Zica e Joaquim José dos Santos em 24 de abril de 2014 no Hospital da Fundajan em Janaúba.
Ainda nesse dia comemorativo aos 40 anos da Fundajan, em 2014, houve o reencontro de três “Josés”. De um lado se encontra Joaquim José dos Santos, primeiro presidente do Funrural/Fundajan, e ao lado os conselheiros dessa fundação: o ex-prefeito José Custódio Mendes (Zica) e o Padre José Antista. “Aqui estão os três José”, teria dito o Padre José Antista referindo a ele e aos dois xarás. José Custódio, o “seu Zica”, falecei em 30 de maio de 2017, e o padre José Antista faleceu em 25 de maio de 2022. E agora, em 27 de setembro de 2025, Joaquim José faleceu.
Foto Oliveira Júnior
Nos
40 anos da Fundajan houve a homenagem ao primeiro presidente com a inauguração
da Central de Esterilização de Equipamentos (CME) Joaquim José dos Santos nas
dependências do Hospital da Fundajan.
Joaquim José soube muito
bem conciliar o seu tempo com a dedicação familiar, principalmente na criação e
ensinamento dos filhos, o trabalho no campo fortalecendo a agropecuária, assim
como no empenho pelas causas sociais e nas reuniões com grandes lideranças
decidindo por ações pelo bem de Janaúba.
O corpo do produtor rural
e ex-vereador Joaquim José dos Santos é velado no Plenário Dr. Rômulo Sales de
Azevedo na Câmara Municipal de Janaúba. O sepultamento está previsto para às
16h30 deste sábado, dia 27, no cemitério da Saudade, na cidade de Janaúba.
Comentários