FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE A EMPREENDEDORA JANAUBENSE DONA ILCA DURÃES, PRIMEIRA COMERCIANTE NO MERCADO DE JANAÚBA E VICE-PRESIDENTE DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE JANAÚBA

Foto álbum de família

Ilca Durães de Oliveira e Silva. 

Fotos Oliveira Júnior

Dona Ilca Durães Silva entre a vice-prefeita Maria Aparecida Santos e o prefeito José Aparecido Santos durante homenagem à dona Ilca, no mercado municipal de Janaúba, em 24 de setembro de 2022.


  • Velório: a partir de 7h30 deste domingo na Primeira Igreja Batista (esquina da rua Barão de Gorutuba e avenida do Comércio)
  • Sepultamento: às 16h30 deste domingo no cemitério da Saudade (avenida Manoel Atayde), em Janaúba


JANAÚBA (por Oliveira Júnior*) – A comerciante janaubense Ilca Durães de Oliveira e Silva, 97 anos, faleceu na tarde deste sábado, dia 16 de março, após insuficiência cardíaca. Ela estava internada no Hospital Regional de Janaúba realizando tratamento de uma patologia e apresentava uma reação positiva, contudo na tarde de hoje sofreu a diminuição no batimento do coração e faleceu.

Mineira de Riacho dos Machados, onde nasceu em 23 de maio de 1926, dona Ilca Durães foi a primeira comerciante no mercado municipal de Janaúba e até pouco tempo exercia a função de empreendedora com o comércio de artesanato, doce e biscoito ao lado da sua residência e da Primeira Igreja Batista à qual era ligada.


Dona Ilca Durães Silva entre os filhos e netos e também entre a vice-prefeita Maria Aparecida Santos e o prefeito José Aparecido Santos.


Em 24 de setembro de 2022, dona Ilca Durães foi homenageada pela Prefeitura de Janaúba quando da inauguração da Praça de Alimentação e Convivência do mercado municipal.

“Dona Ilca, Mulher de fibra, guerreira, em nome do povo de Janaúba receba toda nossa gratidão, respeito e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados no Mercado Municipal de Janaúba. O seu legado serve de inspiração para todos nós”, mencionava a placa que o prefeito José Aparecido Mendes Santos, em nome da Prefeitura Municipal de Janaúba, entregou à dona Ilca Durães.

Dona Ilca é o símbolo do empreendedorismo de Janaúba. sempre trabalhou com alegria, disposição e honestidade. Ela veio para janaúba aos 16 anos de idade no período que se iniciava a construção da estrada de ferro. Casada com Anatalão Pereira, conhecido por Zé Pereira e falecido em 1985, a jovem Ilca mostrou o seu jeito com o comércio vendendo frutas, verduras, biscoitos e café no antigo mercado e na estação ferroviária. Desta forma e com o apoio do marido, ela criou os filhos que também prestavam ajuda à mãe nas feiras.


Prefeito José Aparecido Mendes e a vice-prefeita Maria Aparecida Santos entregam à Dona Ilca Durães Silva a homenagem durante a inauguração da Praça da Alimentação e Convivência do Mercado Municipal de Janaúba, em 24 de setembro de 2022.

Mesmo com 97 anos, dona Ilca ainda trabalhava no comércio de artesanato, biscoito e café ao lado da sua casa, no centro de Janaúba, com o apoio dos filhos.

Dona Ilca casou-se com Anatalão Pereira da Silva (1916-1985), com quem viveu por cerca de 42 anos e com ele teve onze filhos: Elizeu – que viveu apenas 20 dias, Dolores, Izaete (in memoriam), Carlos Joel, Ruth, Jeremias, Ester, Josué, Jairo, Nicodemos e Dorcas. São cerca de 70 pessoas ligadas à sua descendência, entre filhos, netos, bisnetos, tataranetos, genro, noras, netos-genros, netas-noras e bisneta-nora.

DONA ILCA

Ilca Durães converteu-se aos 13 anos de idade numa pequena congregação Batista em Riacho dos Machados. Casada, aos 16 anos, mudou-se para Janaúba, trazendo tudo o que possuía num animal, um burro de carga, que um conhecido emprestou para Anatalão. Só veio a ser batizada aos 26 anos, na Primeira Igreja Batista de Janaúba (PIBJ), no Rio Gorutuba, segundo o costume de sua denominação.

O jovem casal resolveu apoiar os dois trabalhos evangélicos iniciantes na cidade de Janaúba: “para que o evangelho crescesse”. Ilca foi uma das fundadoras do trabalho Batista (CBB – Convenção Batista Brasileira) em Janaúba, e Anatalão cooperou com Rev. Gordon Threw na fundação do trabalho presbiteriano. Decidiram que, à medida que o Senhor lhes concedesse filhos, os homens seriam levados pelo genitor para a Igreja Presbiteriana e as mulheres, pela genitora, para a Igreja Batista.

Na PIBJ, na qual esteve há quase 72 anos Dona Ilca serviu em múltiplos ministérios: Professora da Escola Dominical (deu aula bíblica para todas as idades); líder da MCA (Mulher Cristã em Ação); Conselheira de Adolescentes; foi vice-presidente da igreja; cantou no coral por décadas, como contralto; pertenceu ao Desperta Débora e ainda, quando convidada, foi dirigente de reuniões de oração e cultos nas casas dos irmãos ou amigos. Morou até este sábado ao lado do templo e sido membro assíduo dos cultos em sua igreja e, com o apoio dos irmãos e irmãs, segue visitando e socorrendo, orando pelos enfermos, pregando em reuniões no templo e nos lares, de acordo com suas possibilidades.

“É de uma inteligência rara e possui um tino exponencial para negócios, apesar de ter cursado apenas até a 3ª série do curso primário”, mencionou o Pastor Jeremias Pereira, filho de dona Ilca. O Pastor Jeremias cita que a sua mãe foi uma empreendedora. “Para sobreviver e ajudar meu pai na criação de tantos filhos, lavou, passou e cozinhou para fora; depois aventurou-se no comércio, tendo, por décadas, um box no mercado de Janaúba”, completou.

Comerciante e incentivadora do artesanato, inclusive denominando o seu empreendimento como Dona Ilca Artesanato, Ilca Durães também era poetisa e escreveu mais de 200 poesias. Pregadora leiga. Mulher Corajosa. Cultiva um hábito devocional há dezenas de anos: lia a bíblia e orava de manhã bem cedo e à noite, às 22h20.

Hoje, sábado, dia 16 de março de 2024, dona Ilca Durães finaliza a sua missão, mas deixa um legado de simpatia, alegria, coragem, firmeza, sabedoria, bom humor e fé em Cristo Jesus nosso Senhor. (*com informações do Pastor Jeremias Pereira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA