FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE-MG) REALIZA EM JANAÚBA O ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL E RECOMENDA ‘PRUDÊNCIA’ PARA REGRAS FISCAIS EM ANO ELEITORAL

  • EVENTO TEM O APOIO DA PREFEITURA DE JANAÚBA E TEM OBJETIVO PELA EFICÁCIA E EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA 

Fotos Oliveira Júnior, Felipe Jácome, Vinícius Dias e Luca Mendes


Encontro Técnico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e municípios sendo realizado na cidade de Janaúba, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2024. 




Acontece nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, pela primeira vez em Janaúba, o Encontro Técnico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e municípios. A cidade de Janaúba foi escolhida pelo TCE-MG para sediar a etapa do Norte de Minas, sendo a primeira de uma série de sete Encontros Técnicos macrorregionais no Estado com o tema "Transição Municipal Responsável: Desafios e Estratégias para as Prefeituras em Ano Eleitoral".



Com a participação de representantes de pelo menos 30 municípios norte-mineiro, o Encontro Técnico do TCE-MG foi aberto pelo prefeito anfitrião José Aparecido Mendes Santos e pela diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz.




O evento é realizado no Centro Cultural do Sindicato Rural e conta com o apoio da Prefeitura de Janaúba. Objetivando a capacitação continuada dos agentes públicos municipais, o encontro acontece na manhã e tarde desta quarta-feira e amanhã, quinta-feira, dia 29, pela manhã, ocasião em que estão sendo abordados temas interessantes, como os desafios e estratégias para as prefeituras em ano eleitoral.




O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, falou da importância da interiorização das ações do Tribunal de Contas do Estado, principalmente na divulgação de informações e qualificações que cheguem aos municípios, auxiliando os gestores públicos, secretários municipais, contadores e demais envolvidos na prestação de contas.


“Essa iniciativa certamente contribuirá para uma prestação de contas mais eficaz e de qualidade, beneficiando tanto os municípios quanto o próprio Tribunal de Contas do Estado. É ótimo ver que a cidade está recebendo esse importante suporte técnico”, afirmou o prefeito.



A diretora da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthe, reforçou o compromisso do tribunal em qualificar os servidores e agentes políticos e de “estabelecer pontes com os representantes do Executivo e Legislativo dos municípios mineiros”.



“Hoje é dia de celebrar a coragem e disposição para se dedicarem a aprender, trocarem experiências e se desenvolverem, para ao fim, ofertarem uma gestão pública comprometida com qualidade de vida das pessoas”, destacou a diretora.



TCE RECOMENDA ‘PRUDÊNCIA’ PARA REGRAS FISCAIS EM ANO ELEITORAL

Durante a sua participação no primeiro Encontro Técnico de 2024, a coordenadora de Acompanhamento da Gestão Fiscal dos Municípios do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Ane Marla Raimundo, chamou a atenção dos prefeitos, presidentes das câmaras municipais e também dos ordenadores de despesas do Norte de Minas quanto às regras de gestão fiscal durante o último ano do mandato.

A palestrante sanou algumas dúvidas como: 1) Contratos com vigência além do ano de 2024 precisam da disponibilidade financeira nos anos seguintes?; 2) pode nomear servidores?; 3) fazer concurso público é permitido? ou 4) é possível conceder aumentos salariais para cobrir a inflação neste final de mandato?




Segundo a palestrante, “o último ano de mandato é um período de prudência” entre os agentes públicos, principalmente por ser um ano eleitoral. “Este ano, as regras fiscais e eleitorais misturam-se e formam um emaranhado de limites diferenciados. Se você é vereador ou é do controle interno, precisa fiscalizar a aplicação destas regras. Além de todos nós, como cidadãos, precisamos conhecer essas regras para poder escolher bem nossos representantes para os próximos quatro anos”, recomendou a coordenadora do TCE.

EFICÁCIA E EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA.

Em Janaúba, o Encontro Técnico do TCE-MG é prestigiado pelo Prefeito de Janaúba José Aparecido Mendes Santos, pela Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Gilberto Diniz; Vice-Prefeita de Janaúba Maria Aparecida de Fátima Santos, Presidente da Câmara Municipal de Janaúba, vereador Wiris Carlos Lopes; Presidente do Consórcio Intermunicipal União da Serra Geral e Prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio Silva; Procuradora Geral do Município de Janaúba, Núbia Bruno Silva; Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, e ainda vereadores, secretários municipais, servidores públicos da área de Controle Interno e Contabilidade.




O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, cumprindo seu importante papel pedagógico junto aos jurisdicionados, promove mais uma edição do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios para a eficácia e eficiência da gestão pública.

MAIOR INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE E INSTITUIÇÕES

Esses Encontros Técnicos fazem parte do programa O Tribunal de Contas e os jurisdicionados, instituído em 2010, com o objetivo em promover maior interação com a sociedade, jurisdicionados e instituições e ao mesmo tempo intensificar o papel pedagógico e preventivo do Tribunal de Contas.





Neste ano, o Encontro Técnico do TCE-MG será realizado nas cidades de Janaúba, Boa Esperança, São João de Rei, Unaí, Coromandel, Muriaé e Belo Horizonte.

PALESTRANTES

Na primeira parte das palestras subiram ao palco do Encontro Técnico a coordenadora de Acompanhamento da Gestão Fiscal dos Municípios do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Ane Marla Raimundo, com o tema "Regras Fiscais em Final de Mandato" e a analista de controle externo, Karen Nadolny, que palestrou sobre "Admissão de pessoal sob a ótica constitucional".




No início da tarde foi a vez da Supervisora de Governança e Proteção de Dados do Núcleo de Proteção de Dados do TCEMG, Luiza Amâncio, com a palestra "LGPD/ Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e seus principais conceitos". Na sequência, Igor Simões, analista de controle externo lotado na Coordenadoria de Análise de Contas de Governos Municipais (CACGM), apresentou o tema: "Principais pontos de atenção da PCA (Prestação de contas)".




"Boas práticas nas contratações de obras e serviços de engenharia" foi o tema apresentado por Otávio Simões, analista de controle externo da Coordenadoria de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia. Engenheiro Civil. A última palestra do dia foi ministrada pelo assessor-chefe do conselheiro vice-presidente Durval Ângelo, Gustavo Vidigal, com o tema "Nova Lei de Licitações – pontos críticos no início da vigência da Lei n. 14.133/2021". (Fonte: Ascom Prefeitura de Janaúba e Ascom do TCE-MG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

MORRE LEILIANE, VÍTIMA QUE TEVE QUEIMADURAS EM INCÊNDIO NA CASA EM JANAÚBA ESTA SEMANA; ELA É IRMÃ DE PALITO E PEDRO DA CAÇAMBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA