FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O INSTRUTOR GERALDO MENDES RODRIGUES, O JUBA DA FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES DE AZEVEDO, DE JANAÚBA

  • FANFARRA DA ESCOLA RÔMULO SALES PERDEU O SEU ETERNO INSTRUTOR FALTANDO 10 DIAS PARA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO 

  • HÁ 5 ANOS, MORRIA NELCI VÁLTER ROCHA, O MOURA DA FANFARRA DO COLÉGIO ESTADUAL, 10 DIAS APÓS O TRADICIONAL DESFILE CÍVICO 

Fotos Oliveira Júnior

Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba da Fanfarra. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um apito, o som do tarol. Braço estendido e outro apito, era a vez do bombo ser acionado. E mais um gesto com as mãos e ao som do apito surgia o surdo, instrumento considerado como o “coração” da fanfarra. Essa é a composição do trabalho que Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba, tinha o prazer de exercer com maestria todo o ano e abrilhantava o desfile cívico na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

Entretanto, este ano o público não poderá acompanhar as evoluções de Juba junto à fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. Juba sofreu um infarto e foi a óbito no final do dia de ontem, segunda-feira, dia 28 de agosto. Aos 57 anos, Geraldo Mendes ou Juba se despediu eternamente e deixa o valioso gesto de disciplina, organização, cidadania e civismo junto aos estudantes e à comunidade.


O falecimento de Juba comove as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde moram os seus familiares e amigos. Fica a tristeza pela partida desse ilustre cidadão que soube, por muitos anos, coordenar a fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, do bairro Santo Antônio, que no dia 7 de setembro fazia ecoar pela cidade o ritmo da parada cívica.


Há mais de 10 anos, o instrutor Juba tinha a missão em comandar o pelotão da fanfarra do “Rômulo” (EERSA) no tradicional desfile de 7 de Setembro, no centro da cidade de Janaúba. Bem cedo, nessa data que é feriado nacional,  lá estava o Juba com apito pendurado no pescoço e os braços e mãos preparados para instruir a equipe competente de estudantes desempenhando com eficiência os instrumentos musicais da fanfarra.

Juba ou Jubinha, não importa o nome carinhoso que era tratado pelos amigos e pela comunidade, o eterno instrutor não ficava quieto durante a apresentação da fanfarra. Andava entre o pelotão, seguia pelos lados e subia em algum lugar para observar o alinhamento dos estudantes e também verificar o ritmo uniforme dos instrumentos musicais. Apito na boca já indicava que o instrutor Juba emitia através do som a alteração do ritmo da fanfarra. Os estudantes manuseavam os instrumentos musicais e ficavam atentos observando o instrutor ou então escutando as recomendações emitidas pelo apito do Juba.


Nas calçadas, o público assistia e aplaudia a turma do Juba nas evoluções com canções clássicas do ato cívico, assim como fazia emitia pelos instrumentos musicais consagradas e de domínio público. Num dos desfile, o professor Juba virou aluno...na fanfarra. Isso foi na execução do Hino Nacional Brasileiro por integrantes da Fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. O instrutor Juba não hesitou e usou um tarol para ecoar o ritmo do Hino do Brasil. Momento marcante e emocionante nesse gesto de civismo do voluntário Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba da Fanfarra.


O falecimento de Juba ocorreu faltando 10 dias para a realização do Desfile de 7 de Setembro em Janaúba. Há uma expectativa com relação à apresentação da Escola estadual Rômulo Sales de Azevedo, principalmente o pelotão da Fanfarra, na parada cívica na próxima semana devendo incluir entre os temas a serem abordados uma homenagem póstuma ao eterno instrutor Juba.

O corpo do Instrutor Juba da Fanfarra é velado no Memorial Bom Pastor e será sepultado às 17h desta terça-feira, dia 29 de agosto, no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, na cidade de Janaúba-MG.

CINCO ANOS ATRÁS MORRIA O “MOURA” INSTRUTOR DA FANFARRA DO COLÉGIO ESTADUAL (EEMAA)

Faleceu ontem dia 28 de agosto, o instrutor de fanfarra Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba da Fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. Faltando 10 dias para o desfile cívico. Cinco anos atrás a cidade de Janaúba perdia outro cidadão com a missão especial em comandar a fanfarra no Desfile da Pátria. Nelci Valter Rocha, o “Moura” da Fanfarra, faleceu no dia 17 de setembro de 2018, ou seja, 10 dias após o tradicional desfile cívico (veja AQUI). O Instrutor Moura, como era mais conhecido, era o responsável pela Fanfarra da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (EEMMA, Colégio Estadual). Naquela ano, Moura não foi para a avenida. Ele estava hospitalizado em virtude de um acidente de trânsito no dia 31 de julho de 2018 ( confira AQUI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122, EM JANAÚBA: BATIDA ENTRE CARRO E ÔNIBUS PERTO DO TREVO PARA O BALNEÁRIO, INFORMAÇÕES PRELIMINARES APONTAM HÁ PESSOAS MORTAS

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: JOVEM MORRE AO COLIDIR COM A MOTOCICLETA NA MADRUGADA DE HOJE, PISTA ESTAVA MOLHADA APÓS CHUVA

ACIDENTE FATAL NA BR-122: MOTOCICLISTA MORREU EM BATIDA ENTRE MOTO E CAMINHÃO ENTRE NOVA PORTEIRINHA E PORTEIRINHA

ACIDENTE FATAL NA CIDADE DE JANAÚBA: CAMINHÃO ATROPELA E MATA CICLISTA NA AVENIDA BEIRA-RIO/BR-122

RAPAZ FOI ATINGIDO FATALMENTE POR DISPAROS DE ARMA: ESSE HOMICÍDIO FOI NA CIDADE DE JANAÚBA NESTE SÁBADO

DUAS PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FINAL DA TARDE DESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA

EMPREENDEDORA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA BR-040; CARRO BATEU EM CAMINHÃO PERTO DE PARACATU

ACIDENTE FATAL NA MG-401: VEÍCULO CAPOTA E MULHER MORRE NA RODOVIA ENTRE JANAÚBA E JAÍBA

RAPAZ FOI MORTO AO SER ATINGIDOS POR VÁRIOS DISPAROS EFETUADOS POR DOIS INDIVÍDUOS: OS TIROS ACERTARAM NO ROSTO, NA NUCA, COSTAS E NOS PEITOS DA VÍTIMA: CRIME EM JANAÚBA

FALECE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE JANAÚBA E RADIALISTA WALBER DE OLIVEIRA, FILHO DA SAUDOSA MAURA E DO SAUDOSO GENTIL LOPES, DA COOPERATIVA