FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

MORRE O INSTRUTOR GERALDO MENDES RODRIGUES, O JUBA DA FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES DE AZEVEDO, DE JANAÚBA

  • FANFARRA DA ESCOLA RÔMULO SALES PERDEU O SEU ETERNO INSTRUTOR FALTANDO 10 DIAS PARA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO 

  • HÁ 5 ANOS, MORRIA NELCI VÁLTER ROCHA, O MOURA DA FANFARRA DO COLÉGIO ESTADUAL, 10 DIAS APÓS O TRADICIONAL DESFILE CÍVICO 

Fotos Oliveira Júnior

Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba da Fanfarra. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um apito, o som do tarol. Braço estendido e outro apito, era a vez do bombo ser acionado. E mais um gesto com as mãos e ao som do apito surgia o surdo, instrumento considerado como o “coração” da fanfarra. Essa é a composição do trabalho que Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba, tinha o prazer de exercer com maestria todo o ano e abrilhantava o desfile cívico na cidade de Janaúba, na região da Serra Geral, no Norte de Minas.

Entretanto, este ano o público não poderá acompanhar as evoluções de Juba junto à fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. Juba sofreu um infarto e foi a óbito no final do dia de ontem, segunda-feira, dia 28 de agosto. Aos 57 anos, Geraldo Mendes ou Juba se despediu eternamente e deixa o valioso gesto de disciplina, organização, cidadania e civismo junto aos estudantes e à comunidade.


O falecimento de Juba comove as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde moram os seus familiares e amigos. Fica a tristeza pela partida desse ilustre cidadão que soube, por muitos anos, coordenar a fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, do bairro Santo Antônio, que no dia 7 de setembro fazia ecoar pela cidade o ritmo da parada cívica.


Há mais de 10 anos, o instrutor Juba tinha a missão em comandar o pelotão da fanfarra do “Rômulo” (EERSA) no tradicional desfile de 7 de Setembro, no centro da cidade de Janaúba. Bem cedo, nessa data que é feriado nacional,  lá estava o Juba com apito pendurado no pescoço e os braços e mãos preparados para instruir a equipe competente de estudantes desempenhando com eficiência os instrumentos musicais da fanfarra.

Juba ou Jubinha, não importa o nome carinhoso que era tratado pelos amigos e pela comunidade, o eterno instrutor não ficava quieto durante a apresentação da fanfarra. Andava entre o pelotão, seguia pelos lados e subia em algum lugar para observar o alinhamento dos estudantes e também verificar o ritmo uniforme dos instrumentos musicais. Apito na boca já indicava que o instrutor Juba emitia através do som a alteração do ritmo da fanfarra. Os estudantes manuseavam os instrumentos musicais e ficavam atentos observando o instrutor ou então escutando as recomendações emitidas pelo apito do Juba.


Nas calçadas, o público assistia e aplaudia a turma do Juba nas evoluções com canções clássicas do ato cívico, assim como fazia emitia pelos instrumentos musicais consagradas e de domínio público. Num dos desfile, o professor Juba virou aluno...na fanfarra. Isso foi na execução do Hino Nacional Brasileiro por integrantes da Fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. O instrutor Juba não hesitou e usou um tarol para ecoar o ritmo do Hino do Brasil. Momento marcante e emocionante nesse gesto de civismo do voluntário Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba da Fanfarra.


O falecimento de Juba ocorreu faltando 10 dias para a realização do Desfile de 7 de Setembro em Janaúba. Há uma expectativa com relação à apresentação da Escola estadual Rômulo Sales de Azevedo, principalmente o pelotão da Fanfarra, na parada cívica na próxima semana devendo incluir entre os temas a serem abordados uma homenagem póstuma ao eterno instrutor Juba.

O corpo do Instrutor Juba da Fanfarra é velado no Memorial Bom Pastor e será sepultado às 17h desta terça-feira, dia 29 de agosto, no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, na cidade de Janaúba-MG.

CINCO ANOS ATRÁS MORRIA O “MOURA” INSTRUTOR DA FANFARRA DO COLÉGIO ESTADUAL (EEMAA)

Faleceu ontem dia 28 de agosto, o instrutor de fanfarra Geraldo Mendes Rodrigues, o Juba da Fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. Faltando 10 dias para o desfile cívico. Cinco anos atrás a cidade de Janaúba perdia outro cidadão com a missão especial em comandar a fanfarra no Desfile da Pátria. Nelci Valter Rocha, o “Moura” da Fanfarra, faleceu no dia 17 de setembro de 2018, ou seja, 10 dias após o tradicional desfile cívico (veja AQUI). O Instrutor Moura, como era mais conhecido, era o responsável pela Fanfarra da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo (EEMMA, Colégio Estadual). Naquela ano, Moura não foi para a avenida. Ele estava hospitalizado em virtude de um acidente de trânsito no dia 31 de julho de 2018 ( confira AQUI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

HOMICÍDIO NESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA E TENTATIVA DE ASSASSINATO EM PORTEIRINHA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS

FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA E DO SAMU MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: CARMINDA ALVES ERA TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO REGIONAL E ATUOU NA ÁREA DE SAÚDE DA PREFEIITURA DE JANAÚBA