FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA REALIZA MAIS UM PROCEDIMENTO INÉDITO: CIRURGIA SEM CORTES PARA RETIRAR PEDRA NO RIM

Fotos HRJ

Primeira cirurgia sem cortes realizada neste sábado, dia 27 de maio de 2023, no Hospital Regional de Janaúba para a retirada de pedra no rim em paciente que sofria com cálculo renal há quase dez anos.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais um avanço na Saúde pública em Janaúba. Após a primeira cirurgia eletiva de colecistectomia (vesícula) através de videolaparoscopia, que é a técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen, na segunda-feira, dia 22 de maio (veja AQUI ), o Hospital Regional de Janaúba realizou neste sábado, dia 29, mais um procedimento inédito.

Na manhã de hoje, sábado, uma paciente no Hospital Regional foi submetida a uma inédita cirurgia urológica Ureterolitotripsia Transureteroscopica através de equipamentos de laser e vídeo para a retirada de pedra no rim. Esse procedimento evita incisões ou cortes, reduzindo o tempo de internações prolongadas e o retorno mais rápido as atividades rotineiras.


A paciente vinha desde 2014 sofrendo com cálculos renais. O procedimento inédito no Regional, mantido pela Fundação Hospitalar de Janaúba, foi realizado pelo Cirurgião Christiano Simões, Anestesiologista Leonardo; Circulantes Fábio, Patrícia e Fernanda; Técnico de Raios x Adicarlos e Instrumentação e equipamentos de laser e vídeo através de Rodrigo (Belo Horizonte).

Com uma câmera na ponta, o aparelho entra pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal ureteral. Após identificação do cálculo, fragmenta com laser e remove os pequenos pedaços com auxílio de uma pinça em forma de cesta.

Esse procedimento vem sendo utilizado há muito tempo e é considerado a primeira escolha (com eficácia superior a 90%) quando o assunto é o tratamento de cálculos impactados no ureter.



Em alguns casos, a impossibilidade de eliminação do cálculo pode provocar retenção de urina, alteração de funcionamento e infecção no rim, gerando duas condições clínicas potencialmente graves: a insuficiência renal aguda e a pielonefrite aguda. Nestes casos, a desobstrução do rim é primordial e deve ser feita o mais rápido possível.

De acordo com informações do Hospital Regional, são previstas 7 cirurgias urológicas Ureterolitotripsia Transureteroscopica neste sábado. Designados pela direção do Hospital Regional, Jackson Fernandes e André Luís Antunes coordenam o programa de cirurgias eletivas nesse hospital 100% Sistema Único de Saúde (SUS) e viabilizam a realização dos procedimentos cirúrgicos.

Para o mês de junho estão sendo programadas cirurgias de RTU de próstata para casos em que os pacientes apresentam muita dificuldade para urinar ou que estejam utilizando sonda urinária continuamente. Com isso, o Hospital Regional de Janaúba já figura no cenário estadual como hospital apto a realizar vários tipos de cirurgias eletivas, e buscando novas habilitações para realizar todos os tipos de cirurgias eletivas pelo SUS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS