FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA PROJETO DE LEI DO DEPUTADO TADEUZINHO PARA LIBERAR MAIS RECURSOS PARA A SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MINEIROS

  • PROPOSTA ENCABEÇADA PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, TADEU MARTINS LEITE, AUTORIZA O USO DE VERBAS PARADAS NAS PREFEITURAS PARA FINANCIAR AÇÕES E SERVIÇOS NA SAÚDE.  

Foto Paulo & Galego

Deputado Estadual Tadeuzinho em evento solene na cidade de Janaúba no dia 27 de abril de 2023: recursos para a saúde nos municípios mineiros.

 

BELO HORIZONTE (por Kewin Wiwlaiallas) – Os municípios mineiros podem ter um recurso extra para gastar com a saúde da população neste ano, graças a um projeto de lei complementar aprovado em primeiro turno nessa quarta-feira, dia 3 de maio, pelo plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De autoria do presidente da Casa, deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho – e assinado por outros 39 parlamentares –, o texto libera o uso de verbas remanescentes de exercícios anteriores, que estavam paradas nos cofres municipais por falta de autorização.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/23 autoriza a transposição e transferência de saldos financeiros de parcerias e convênios firmados com o Estado, e dos fundos municipais de saúde. Para isso, o município precisará cumprir compromissos previamente estabelecidos na legislação que rege o Sistema Único de Saúde (SUS) e os contratos firmados anteriormente. Os recursos também precisam ser incluídos na lei orçamentária anual e serão gastos exclusivamente com saúde.

“Isso vai representar alívio para mais de 780 cidades de todas as regiões mineiras, que serão beneficiadas. A proposta, que assino com outros deputados, vai assegurar mais recursos para essa área tão essencial ao permitir que, enfim, as prefeituras possam investir essa verba em melhorias para a população, com novas ações e serviços em saúde”, afirmou o presidente Tadeu Martins Leite.

De acordo com Tadeuzinho, muitas prefeituras têm sobras de convênios ou do fundo de saúde em seus caixas e não podem usar o dinheiro, porque essa verba é carimbada para finalidades específicas. Um recurso destinado a um hospital de campanha para a Covid 19, por exemplo, não pode ser gasto com outro item.

O projeto não traz novos gastos para o Executivo, já que trata de verbas já repassadas, mas representa um alívio para todas as prefeituras. Tadeuzinho destacou que, para garantir bons serviços, é essencial e urgente dar melhores condições à saúde pública. “Esses recursos poderão ser usados em diversas ações e serviços, como custeio, cirurgias eletivas, obras e aquisição de equipamentos e ambulâncias. Devemos lembrar que a saúde é um bem de todos e um investimento cada vez mais necessário”, afirmou Tadeuzinho.

De acordo com o presidente, os municípios já executam essa transferência com recursos da União, mas a maior parte da verba é estadual. Por isso, é preciso aprovar uma lei mineira para garantir a aplicação desse dinheiro em benefício de toda a população.

Pelo projeto de lei complementar, que ainda será apreciado em segundo turno pelos deputados estaduais, os municípios precisarão comprovar a execução dos recursos remanescentes no Relatório Anual de Gestão. Também de acordo com a regra, os valores dos saldos usados não serão considerados para cálculo de futuros repasses financeiros da Secretaria Estadual de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

HOMICÍDIO NESTE SÁBADO NA CIDADE DE JANAÚBA E TENTATIVA DE ASSASSINATO EM PORTEIRINHA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS

FUNCIONÁRIA DO HOSPITAL REGIONAL DE JANAÚBA E DO SAMU MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: CARMINDA ALVES ERA TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO REGIONAL E ATUOU NA ÁREA DE SAÚDE DA PREFEIITURA DE JANAÚBA