FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JANAÚBA EM ALERTA CONTRA A DENGUE: DADOS DA SECRETARIA DE SAÚDE APONTAM ALTO RISCO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO




A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa), realizou novo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), no qual o município registrou índice de 4,7%, o que representa ALTO RISCO de infestação das arboviroses – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Chikugunya e Zika. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o nível de infestação menor que 1% é considerado de baixo risco. De 1% a 3,9%, médio risco. Acima de 4%, alto risco.

E nesse momento, mais uma vez a administração “Um Novo Tempo, Uma Nova História” assume esta ação, que deveria ser de reponsabilidade dos governos Estadual e Federal. Nem mesmo o carro fumacê foi enviado pelo governo do Estado. O problema em Janaúba é sério, assim como em todas as cidades da região.

A Secretaria de Saúde de Janaúba, inclusive, está ajudando na orientação dos municípios da região, pois esses municípios se transformam em exportadores das formas aladas a partir de veículos que transitam entre os municípios. “É uma luta diária, por 365 dias do ano, mas com um período de altíssimo risco agora neste período das chuvas, onde as larvas eclodem e se transformam nas formas aladas hematofogas (que sugam o sangue e transmitem a doença), afirma o secretário de Saúde, Helvécio Campos de Albuquerque, que completa afirmando que “o sistema de Saúde pode entrar em colapso, quando ocorre uma epidemia de arboviroses por superlotação das unidades de saúde e pelo risco de surgimento da forma hemorrágica da doença.

Em virtude desse estado de alerta, as ações de combate à proliferação do mosquito estão sendo intensificadas pela Secretaria de Saúde. Neste momento, a colaboração da população é fundamental para que o município alcance o controle do Aedes Aegypti em Janaúba. Manter o quintal limpo, eliminar criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’águas tampadas e piscinas limpas e destinar os recicláveis para o serviço de coleta seletiva, entre outras atitudes simples, podem fazer a diferença nesta luta.

Para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, em atendimento a demandas da população equipes da Nuvisa (Nùcleo de Vigilância à Saúde), compostas por agentes de fiscalização, acompanhados por agentes de combate a endemias está em campo e, nesta semana com intensificação dos trabalhos, em Janaúba. As ações acontecem nos mais diversos bairros, como: Boa Vista, Cerâmica, Nova Esperança, Gameleira, Padre Eustáquio, São Lucas, Clarita e Barbosa, que registram maiores ocorrências de dengue na cidade.

Além deste trabalho, agentes de combate a endemias seguem percorrendo também os outros bairros com ocorrência de suspeitas de casos da doença para orientação de moradores, identificação e auxílio na eliminação de criadouros do mosquito.

Prevenindo o Aedes – Além das visitas dos agentes e fiscais, é importante que a comunidade contribua para prevenir o aumento desta infestação vetorial (população de mosquitos). Uma vez por semana, é necessário verificar e, identificando, eliminar água parada em pátios, calhas, ralos, além de descartar resíduos inservíveis. “Essencial ter olhos atentos para qualquer objeto que possa acumular água neste momento, pois uma limpeza correta resulta na retirada de ovos do mosquito nos recipientes”, destaca o secretário de Saúde, Helvécio Campos de Albuquerque.

No caso de identificação de sintomas compatíveis com a dengue, a indicação é para busca de atendimento médico o mais rápido possível. Toda a rede da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde está apta a prestar este atendimento.

Sintomas da dengue - Febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos duas das seguintes manifestações: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, erupções na pele, náuseas, vômitos, prova do laço positiva ou baixa contagem de leucócitos (comprovado em exame de sangue, em análise laboratorial).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE CAMIONETE E CAMINHÃO DEIXA O MÉDICO JOSÉ FRANCISCO, DE JANAÚBA, FERIDO: O ACIDENTE FOI NA BR-122, NA SAÍDA DA CIDADE E O MÉDICO TEVE FERIMENTO GRAVE NO BRAÇO ESQUERDO

ACIDENTE FATAL NA BR-122 EM NOVA PORTEIRINHA: UMA PESSOA MORRE E OUTRA FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CAMIONETE E MOTOCICLETA

MORRE O DR. GABRIEL ANDRADE, DA COLONIAL AGROPECUÁRIA: PREFEITO JOSÉ APARECIDO LAMENTA A MORTE DO AMIGO, MESTRE, LÍDER E CONSTRUTOR QUE CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DE JANAÚBA E DO BRASIL E PELA POTENCIALIDADE DA AGRICULTURA E PECUÁRIA

PM PRENDE DOIS INDIVÍDUOS SUSPEITOS DE PARTICIPAREM DE SEQUESTRO RELÂMPAGO, EM NOVA PORTEIRINHA: VÍTIMA CONSEGUE DESARMAR UM DOS ENVOLVIDOS E ATIRA CONTRA RAPAZ, QUE NÃO RESISTIU E MORREU

POLICIAL PENAL FOI PRESO PELA POLÍCIA CIVIL ACUSADO DE ROUBO DE R$ 70 MIL DE SUPERMERCADO EM PORTEIRINHA COM AJUDA DE SEGURANÇA DO PRÓPRIO SUPERMERCADO

ELEIÇÕES 2022: APURAÇÃO EM JANAÚBA E NA REGIÃO

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ELEIÇÕES 2022: RESULTADO EM JANAÚBA, NA SERRA GERAL, EM MINAS GERAIS E NO BRASIL

DOIS MORTOS E 23 FERIDOS EM ACIDENTE NA BR-251: ÔNIBUS TOMBOU ENTRE FRANCISCO SÁ E MONTES CLAROS