FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNORTE - FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
O curso de Psicologia da FUNORTE Janaúba dará início aos atendimentos na Clínica Escola e contará com os serviços de: Plantões Psicológicos voltados ao Acolhimento; Psicodiagnóstico; Psicoterapia Individual e em Grupo de caráter breve. Os serviços serão desenvolvidos às assistências de demandas psicológicas e emocionais para públicos de todas as idades, em formato presencial. O atendimento é *gratuito*, não é necessário encaminhamento e o agendado poderá ser feito através do contato: (38) 98838-5606, de segunda-feira a sexta-feira. Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

PÚBLICO PRESTIGIA EM JANAÚBA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO QUE DESTACOU A POTENCIALIDADE DA ENERGIA SOLAR, DA EDUCAÇÃO, CULTURA E DO RIO GORUTUBA

  • ATO CÍVICO FOI ORGANIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA COM APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO E INSTITUIÇÕES E ENTIDADES


Fotos Ascom Prefeitura de Janaúba 

Prefeito José Aparecido Mendes e a vice-prefeita Maria Aparecida Santos durante o desfile de 7 de Setembro em Janaúba nessa quarta-feira, dia 7, em que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil.


 

JANAÚBA – Milhares de pessoas acompanharam o desfile de 7 de Setembro na cidade de Janaúba durante a manhã e início da tarde dessa quarta-feira. Foi um momento marcante, primeiro pelas comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil. E o retorno do ato cívico que não pode ser realizado nos últimos dois anos devido à pandemia decretada em vários países por causa da Covid-19.





O desfile cívico foi aberto oficialmente pelo pronunciamento do prefeito José Aparecido Mendes Santos o qual destacou o empenho da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Superintendência Regional de Ensino em organizar e promover esse gesto de patriotismo que é cultuado pelos cidadãos janaubenses e gorutubanos.




Ao amanhecer, o centro da cidade estava repleto de pessoas: crianças e jovens que se deslocavam para compor os pelotões das suas respectivas escolas ou entidades que se apresentaram na parada cívica que ocorreu em trecho da avenida Brasil, entre as praças Joaquim Maurício de Azevedo Bahia (do Viva Vida) e Rômulo Sales de Azevedo (do BNB). Mas, a concentração de estudantes e educadores foi nas imediações da praça do Viva Vida, avenida Maurício Augusto e praça do Cristo.





De ponta a ponta, nas calçadas da avenida Brasil o público aguardava atentamente o desfile e não hesitava em aplaudir a apresentação dos alunos que levaram para o ato cívico a história do Brasil desde a sua Independência decretada em 7 de Setembro de 1822. Foi retratada a influência dos países da Europa, sobretudo Portugal, em solo brasileiro, no contexto político, econômico, social e cultural.






A potencialidade que Janaúba está se transformando com a implantação de usinas fotovoltaica com a produção de energias renováveis (solar) e a participação efetiva dos cidadãos em preservar o meio ambiente com a destinação correta dos materiais recicláveis e do lixo, mantendo a cidade linda e limpa foram alguns dos temas abordados pelas escolas municipais e estaduais que atuaram no desfile cívico.






As belezas naturais que Janaúba possui, caso do rio Gorutuba, e os costumes das lavadeiras na beira desse rio lavando roupas foram focalizados na parada cívica que levou para a avenida a riqueza cultural do município, destacando os modos, danças e roupas dos gorutubanos.




Quem assistiu ao desfile pode acompanhar as evoluções das fanfarras e também as mensagens emitidas pelas crianças, jovens e educadores quanto o ideal de se viver numa comunidade em paz, acolhedora, fraterna e determinada pelo desenvolvimento do município e o bem-estar de cada morador.



O prefeito José Aparecido Mendes e a vice-prefeita Maria Aparecida de Fátima Santos participaram do Desfile da Independência. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Ramon Alexandre, e os vereadores Adauri Cordeiro, Almir Dias (Sargento Almir), Hugo Caires, Gerson do Espirito Santo (Gerson da Ambulância), Elismácio Borges (Roma) e Derlan Miranda.







Outras autoridades que prestigiaram o desfile da pátria foi a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida  Fagundes Jácomo Pereira; Superintendente Regional de Ensino, Veracy de Souza Jácome; Tenente Coronel Harley Francisco Lopes, comandante do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba; Tenente Jesué Ferreira Aguiar, comandante do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Janaúba; Delegado de Polícia Ricardo Estevam Amaral, Titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba; Policial Penal Edinei Cunha, Diretor Geral do Presídio de Janaúba; Leonardo Francisco de Souza, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Janaúba; Arlen Lopes Ruas, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan); Pastor José de Andrade Cunha, Presidente do Conselho dos Pastores de Janaúba.

O desfile cívico em Janaúba foi prestigiado também pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Jucélio Rodrigues Cardoso; os secretários municipais Fábio Cantuária (Administração), Ailson Rocha (Obras e Serviços Urbanos), Adilson Limas (Planejamento), Chrystiano Mota Carneiro (Agronegócio e Desenvolvimento Econômico), Núbia Bruno da Silva (Procuradora Jurídica do Município.

 O desfile em Janaúba foi aberto com a apresentação da frota motorizada da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Civil. Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação apresentou os símbolos do país, do estado e do município, sendo as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Janaúba.

No desfile dos 200 anos da Independência do Brasil se apresentaram as escolas municipais Madre Cândida Maria de Jesus, Dr. Robson Crusoé, Emídio Pereira da Silva, Barão de Macaúbas, Dalva dos Anjos, Marcolino Evangelista Barbosa e o CEMEI Izabel Maria de Jesus.

As escolas estaduais Rômulo Sales de Azevedo, Luzia Mendes, José Gorutuba, Joaquim Maurício de Azevedo Bahia, Professora Nhá-Gui Azevedo, Professora Diva Pinto, Barão de Gorutuba, Maurício Augusto de Azevedo, Prefeito Maurício de Azevedo, Euclides da Cunhas e o Centro Estadual de Educação Continuada Padre Cleto Altoé (CESEC). E ainda a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Guarda Mirim, Ordem DeMolay, Bateria Jesus é D+ (demais) e Escola Brasileira Preparatória Militar, entre outras instituições e entidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-122 EM NOVA PORTEIRINHA: UMA PESSOA MORRE E OUTRA FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CAMIONETE E MOTOCICLETA

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: HOMEM FOI MORTO NO BAIRRO RIBEIRÃO DO OURO

MORRE UM DOS CIDADÃOS MAIS VELHOS DE JANAÚBA: JOÃO PRETO, AOS 108 ANOS

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

GAROTO DE 15 ANOS É APREENDIDO SOB ACUSAÇÃO DE MATAR O PAI COM GOLPE FATAL DE FACA; FILHO ALEGA QUE FOI SOCORRER A MÃE DE AGRESSÃO COMETIDA PELO PAI: JANAÚBA

CAMINHÃO BATE EM ÔNIBUS ESCOLAR NA BR-122 ENTRE PORTEIRINHA E NOVA PORTEIRINHA; ÔNIBUS SAIU DA PISTA E TOMBOU

MAIS UM ASSASSINATO EM JANAÚBA: CRIME FOI NA NOITE DESTE SÁBADO NO BAIRRO SANTA TEREZINHA