FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 14 CENTÍMETROS NA PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO

  • JÁ CHOVEU 34 MILÍMETROS NESTE MÊS EM JANAÚBA QUE TEVE O NOVEMBRO MAIS CHUVOSO DESDE 2016 

Foto DIG

Barragem do Bico da Pedra no dia 29 de novembro de 2021.

 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A primeira semana de dezembro contabiliza com o aumento em 14 centímetros no nível de água na barragem do Bico da Pedra. O número relativamente melhor numa comparação com a primeira semana de dezembro do ano passado quando o panorama era de redução de cinco centímetros no volume de água.

Nas últimas 24 horas a represa recebeu a recarga de dois centímetros de água e se encontra atualmente com 28,4% da sua capacidade tendo algo em torno de 142 hectômetros cúbicos de água ou 142 milhões de metros cúbicos de água armazenados. Os dados são do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG).

Nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, a barragem do Bico da Pedra estaria com 3,27 metros de água a mais em relação ao mesmo dia de dezembro de 2020. No entanto, para ficar cheia a represa do rio Gorutuba teria que aumentar o seu volume em pouco mais de 12 metros e meio de água.

NOVEMBRO MAIS CHUVOSO

Conforme levantamento feito pelo site do jornalista Oliveira Júnior, no mês de novembro deste ano choveu o correspondente a 307,2 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha e se tornou o novembro mais chuvoso desde 2016 – nesse ano choveu 131 milímetros.

Nos 30 dias do penúltimo mês de 2021 choveu 307,2 milímetros na cidade janaubense ou seja, quatro vezes mais do total de chuva em novembro do ano passado que teria sido 73,6 milímetros. Esses dados pluviométricos são da estação meteorológica instalada na Epamig na cidade de Nova Porteirinha, a poucos metros de Janaúba.

Em novembro e outubro, que fazem parte do período chuvoso, choveu 394,2 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba onde, em 2020, choveu 279 milímetros nos meses de outubro e de novembro.

Nesta primeira semana de dezembro já choveu o correspondente a 34 milímetros nestas duas cidades, enquanto que no mesmo período (1º a 7 de dezembro) do ano passado o acumulado de chuva foi de 10 milímetros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID

TRÁGICO ACIDENTE NA BR-122, EM JANAÚBA: CARRO SAI DA PISTA, BATE EM ÁRVORE E UMA PESSOA MORRE; 3 FICARAM FERIDAS

MORRE O VOLUNTÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO DA CEMIG, COORDENADOR DA RAFAH E PASTOR CHIQUINHO, DE JANAÚBA: A REDE DO BEM SE FAZ COM PESSOAS DE BOA VONTADE

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA: JOVEM MORRE AO BATER COM A MOTOCICLETA NUM POSTE NA AVENIDA BEIRA-RIO

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE PASSAGEIRA DURANTE UMA CORRIDA DE TÁXI EM PORTEIRINHA

HOMICÍDIO EM JANAÚBA NESTE SÁBADO: CRIME FOI PERTO DA PONTE DO RIO GORUTUBA

TRÁGICO ACIDENTE NA MG-401, EM VERDELÂNDIA: UMA MULHER DE JANAÚBA MORREU EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE RIACHO DOS MACHADOS NA BR-122, EM PORTEIRINHA; PREFEITURA INFORMA QUE MOTORISTA ESTÁ BEM

MORRE O POLICIAL CIVIL MADEIRA: DETETIVE DA PC DE JANAÚBA, MADEIRA TAMBÉM FOI POLICIAL MILITAR